sábado, 4 de junho de 2011

Alimentos para estimular a fertilidade



Homens com problemas de fertilidade podem contar com a ajuda dos nutrientes na hora de aumentar a família. Alimentos ricos em vitamina C, como laranja e limão, ajudam a resolver a questão se o problema é a atividade dos espermatozoides. O consumo diário recomendado é de 200 miligramas.

No caso das mulheres, gorduras poli-insaturadas, como as do azeite, protegem o aparelho reprodutor feminino. Além disso, a proteína de origem vegetal, encontrada nos feijões e nas nozes, favorece a ovulação.

Veja a lista de alimentos para estimular a fertilidade  

Para homens: vitamina C
O nutriente protege a aglutinina do esperma — uma substância do sêmen responsável por impedir que as células de defesa atsquem os espermatozoides. Sem vitamina C disponível, esse componente pode ser atacado por radicais livres. Então, os gametas masculinos se agrupam e perdem a mobilidade. Daí a maior dificuldade para fecundar. A vitamina C só não funcionaria nos casos em que há anormalidade na própria estrutura dos espermatozoides ou infecção nos genitais. 

Para mulheres: carboidratos
O que faz a diferença na fertilidade não é a quantidade, mas a qualidade desse nutriente. As fontes com baixo índice glicêmico, ou IG, que indica a velocidade com que o açúcar vai parar na circulação assim que comemos algo, aumentam as chances de ocorrer a fecundação — a dica aqui é investir em pães e cereais integrais. Já alimentos com alto IG, como o arroz branco, atrapalham o encontro entre o óvulo e o espermatozoide.

Fonte: Novo Guia de Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário