quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O que é melhor para perder peso: exercícios físicos ou dieta?

Depende de suas crenças
Fazer dieta ou exercícios físicos?

Esta é a dúvida com que se depara a maioria das pessoas que acredita que é hora de ficar de bem com a balança - e com a saúde.

E foi esta a questão colocada por uma série de estudos realizados em cinco países, em três continentes.

A resposta não poderia ser mais surpreendente: Depende!

O estudo mostrou que a capacidade de perder peso - ou a tendência a aumentar de peso - depende se a pessoa acredita que a obesidade é causada pelo excesso de alimentação ou pela falta de exercícios físicos.

"Quanto mais você acredita que a causa é a dieta, mais magro você ficará, em média," garante Brent McFerran, da Universidade de Michigan (EUA).

Subestimar o quanto se come

As pessoas que acreditam que o excesso de peso e a obesidade são causados pela dieta tendem a comer menos.

Por outro lado, aquelas que acreditam que o excesso de peso e a obesidade são causados pela falta de exercícios deveriam exercitar-se mais.

O problema é que essas pessoas tendem a superestimar a quantidade de calorias queimadas durante os exercícios e subestimar a quantidade de comida que ingerem.

Crença de peso

Isso não quer dizer que o exercício não ajuda a perder peso, desde que a ingestão de calorias não aumente, afirma Anirban Mukhopadhyay, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, coautor do estudo.

"Nossa descoberta é simplesmente que as pessoas que acreditam fortemente na falta de exercícios como causa primária [do excesso de peso], em vez de uma dieta ruim, tendem a ter massas corporais mais elevadas," alerta.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=melhor-para-perder-peso-exercicios-ou-dieta&id=8483&nl=nlds - Imagem: Umich

 Via professor José Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário