sábado, 4 de outubro de 2014

10 benefícios de ter um animal de estimação para a família

Ter um animalzinho de estimação em casa exige alguns cuidados. Mas o trabalho é pequeno se comparado aos benefícios que eles trazem para a gente. Confira!


1. Saúde

Donos de cães e gatos vão menos ao médico, garantem os pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. E precisam tomar menos remédios, segundo um estudo australiano. Quando ficam doentes, os donos de cães ainda saem do hospital, em média, dois dias antes que os demais. 
 Foto: Dreamstime





2. Amizades multiplicadas

Passear com um cachorro facilita aproximações. Pessoas que saem com seu cão acabam fazendo mais amizades do que as que costumam caminhar desacompanhadas. 
 Foto: Getty Images


3. Sensação maior de bem-estar

Outro estudo americano, dessa vez realizado com 240 casais, revelou que a presença de um mascote em casa deixa as tarefas do dia a dia muito mais agradáveis, aliviando nossa pressão cotidiana. Segundo o veterinário Johannes Odedaal, essa interação libera endorfina, dopamina e outros hormônios que reduzem a ansiedade, além de relaxar o corpo. 
 Foto: Dreamstime


4. Preparados para a vida

Ter um cão ou um gato ajuda a lidar com fatos da vida, como nascimento, reprodução e morte, além de reforçar a autoestima.
Foto: Getty Images




5. "Hormônio do Amor"

Mulheres que adotam um cão ou gato filhote passam a produzir mais ocitocina, segundo revela um grupo de cientistas japoneses. Conhecida como hormônio do amor, essa substância é responsável pela alegria quando a mãe dá à luz o bebê e quando o amamenta. Pesquisa realizada nos Estados Unidos comprovou ainda que casais que têm bichos brigam menos do que aqueles que não têm um animal de estimação. 
 Foto: Getty Images


6. Adeus, depressão!

A companhia de um cão evita o isolamento de pessoas com idade entre 65 e 78 anos, afastando a depressão, segundo um estudo na Inglaterra. E os benefícios não param por aí: os idosos donos de cães e gatos também se tornam mais ativos e sociáveis, garantem cientistas norte-americanos 
 Foto: Getty Images



7. Crianças responsáveis

Para as crianças, o contato com o animal possibilita o desenvolvimento da disciplina e o sentimento de fidelidade. Quando os pais não estão em casa, um animal doméstico estimula as crianças a desenvolver responsabilidade porque ele precisa de cuidados.
Foto: Getty Images


8. Sem estresse

Independentemente de idade ou personalidade, a troca de afeto puro e simples com o animal já é o bastante para a vida ficar mais leve. As pessoas ficam menos egoístas e agressivas. Como uma terapia ocupacional, o tempo gasto brincando ou cuidando do animal é propício para descarregar as preocupações, aliviar o stress.
Foto: Getty Images



9. Reforça as defesas do corpo

Muita gente doa seus bichos de estimação quando vai ter filhos porque tem medo de que o filho fique alérgico. Só que pesquisas mostram que crianças criadas em lares com cães ou gatos cortam pela metade as chances de desenvolver reações alérgicas a fungos e poeira. A explicação é que, dessa forma, a molecada fica mais exposta a substâncias que causam alergia, turbinando naturalmente as defesas do organismo. 
 Foto: Getty Images


10. Ajuda a manter a boa forma

Quem duvida que a duração das caminhadas é maior quando se está acompanhado de um cão animado e hiperativo? Sem falar que levar o totó para passear é um ótimo motivo para se exercitar.
Foto: Getty Images

 Por Edição: MdeMulher
 Conteúdo ANAMARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário