quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mel e vinagre de maçã para acabar com a insônia de forma natural

A insônia acontece quando, por algum motivo, os padrões naturais do sono são alterados. Isso causa a dificuldade de conciliar o sono de forma correta ou a não permanecer dormindo o suficiente para sentir-se descansado, relaxado e revitalizado no dia seguinte.


As pessoas que sofrem de transtornos do sono, como é o caso da insônia, muitas vezes procuram desesperadas por uma solução, medicamentos, tratamentos, e lamentavelmente nessa busca costumam recorrer a medicamentos que possuem efeitos colaterais desagradáveis. Porém, existem tratamentos naturais eficazes para a insônia e sem efeitos colaterais indesejados que aparecem em certos fármacos.

Como você descansa a noite?


Quem sofre de insônia normalmente experimenta durante o dia sintomas como cansaço, fatiga mental, incapacidade para concentrar-se e falta de energia. É importante saber que “o acordar várias vezes durante a noite” também é considerado insônia.


São duas as classes de insônia: aguda e crônica. A primeira é pontual, dura pouco e normalmente vem motivada por uma situação particular, como estresse e/ou ansiedade. A segunda permanece durante o tempo, é repetitiva, e nos alarma a outro tipo de problema mais grave.


Os remédios “da vovó”, que são utilizados já há centenas de anos são perfeitos e não possuem nenhuma contraindicação. Mostraremos, agora, quais são os mais interessantes!

Mel, um aliado para o sono


Desde sempre o mel é utilizado para solucionar problemas de transtornos do sono. Os chineses já o utilizavam na antiguidade. O que acontece é que o mel tem alguns componentes que ajudam e favorecem o sono de forma natural. Segundo estudos realizados, seu teor de Ômega 3 ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.


Muitas vezes, comentamos: “Estou tão cansado que sou incapaz de dormir”. Por isso é tão importante o estado de relaxamento antes de dormir.


Os açúcares contidos no mel sobem de forma natural e saudável nossos níveis de insulina e produzem serotonina, que é o hormônio que melhora o humor e nos relaxa. Está claro que se estamos relaxados e felizes o sono chega rapidamente e se mantém ao longo da noite.

Vinagre de maçã contra insônia


Os primeiros a descobrirem as propriedades do vinagre de maçã foram os gregos, que o utilizavam também como antibiótico natural e desinfetante.
O vinagre de maçã libera triptofano, uma substância que pode ser transformada em serotonina e que favorece o estado físico em geral, além de evitar que nos sintamos tão cansados a ponto de não conseguirmos conciliar cansaço e sono.

Uma bebida sedativa natural


Se combinarmos os dois ingredientes que acabamos de mencionar, sem dúvidas, obteremos uma bebida com propriedades relaxantes e o mais importante, de origem natural.


O preparo é muito simples, prepare seu chá ou infusão com a erva preferida (de preferência que seja camomila, maracujá, valeriana, etc.) e adicione umas colheres de vinagre de maçã e mel, misture bem e desfrute desse maravilhoso remédio relaxante.

Agora sim, vamos descansar!
Imagem oferecida por Flood G.
Fonte: Melhor com Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário