domingo, 23 de agosto de 2015

Vitaminas e Minerais para os Cabelos

Está com queda de cabelo? Seus cabelos estão fracos, quebradiços, ressecados, porosos, ou até mesmo muito oleosos? Gostamos de acreditar que bons produtos podem resolver, mas você já pensou que esses problemas podem ser resolvidos com reposição adequada de vitaminas e minerais?
Hoje em dia, com o solo empobrecido em minerais, por mais que você se alimente bem, dificilmente conseguirá tudo o que o corpo precisa através apenas da alimentação. E, quando a ingestão de vitaminas e minerais é insuficiente, o cabelo é sempre o mais prejudicado, pois é sempre o último item do corpo a receber os nutrientes.
Uma dieta equilibrada é fundamental então, pois a carência de vitaminas e minerais pode gerar a perda do aspecto saudável da pele e dos cabelos. Porém, no caso dos cabelos, é importante salientar que, dependendo do caso, os danos físicos (pela temperatura de secador ou prancha) e o dano químico (por tinturas, alisamentos, relaxamentos etc.) não são revertidos pelo o que se adquire pela dieta ou pela suplementação.
Abaixo você confere informações sobre vitaminas e minerais que contribuem para manter os cabelos mais saudáveis e fortes.

Vitamina A

 A vitamina A é um antioxidante conhecido como retinol. Sua função é principalmente promover a saúde dos olhos.  No entanto, é também amplamente utilizada para promover o cabelo saudável. A vitamina A ajuda a produzir  um sebo saudável, uma substância oleosa secretada pelo couro cabeludo, que mantém o cabelo hidratado. Além disso, a vitamina A combate os radicais livres que contribuem para queda.
Enquanto vitamina A é essencial para o cabelo saudável, você deve ter cautela, como muita vitamina A pode levar à toxicidade e pode trazer problemas e resultar no efeito oposto.

Vitaminas do Complexo B

complexo B como um todo é importante para os cabelos, porém três vitaminas são essenciais: a biotina, o ácido pantotênico e o inositol; importantes para o crescimento capilar e na recuperação da saúde do couro cabeludo.

Biotina (Vitamina B7)

A principal função da biotina nos cabelos é ajudar a evitar a queda. Suplementos de biotina também pode ser usados para fortalecer as unhas, diminuir a caspa e hidratar a pele. A ausência da biotina, além de poder causar a queda de cabelos, pode também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. Na verdade, essa relação entre o nutriente e os cabelos ainda não é 100% comprovada, mas muitos especialistas acreditam que a biotina tem forte relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo.

Ácido Pantotênico (Vitamina B5)

Ácido pantotênico, também chamado de vitamina B5, pode ajudar a reduzir a perda natural de cabelo devido ao envelhecimento. O ácido pantotênico ajuda a fortalecer os folículos de cabelo e as suas células, o que lhes permite funcionar adequadamente. Além disso, o ácido pantotênico também ajuda o couro cabeludo a se livrar de pele morta, abrindo caminho para um novo crescimento a ocorrer.

Inositol (Vitamina B7)

É excelente para os fios e previne a calvície. A falta de inositol pode também causar irritação da pele, eczema e problemas nos nervos. Inositol é considerado um dos principais nutrientes para estimular o crescimento do cabelo.

Vitamina C

vitamina C é uma vitamina solúvel em água com propriedades antioxidantes. A vitamina C é importante para a produção do colágeno, proteína que representa cerca de um terço do seu corpo, incluindo a pele, ligamentos e cabelo. Como antioxidante, a vitamina C ajuda a proteger contra os danos que os radicais livres causam aos tecidos do corpo. Os radicais livres danificam o cabelo, tornando-os frágeis e fracos.

Vitamina E

A vitamina E pode ajudar a prevenir cabelos brancos e queda de cabelo. Este antioxidante também promove o fluxo sanguíneo saudável, que pode ajudar a manter a circulação de sangue no couro cabeludo. Com isso, ajuda na produção de cabelos novos, especialmente útil em casos de recuperação de uma queda de cabelo. Saiba mais sobre a vitamina E.

Zinco

 O zinco ajuda no equilíbrio hormonal, incluindo os níveis de DHT em seu couro cabeludo.  Zinco ajuda seu corpo a produzir e reparar tecidos, assim como seu cabelo, e mantém as glândulas sebáceas em torno de seus folículos capilares funcionando como devem.

Magnésio

 O magnésio é benéfico também para o cabelo e unhas, prevenindo calvície, além de deixar os fios mais fortes e saudáveis. De acordo com alguns especialistas, a alopecia e a calvície, estão diretamente ligadas á deficiência de magnésio no organismo.
A deficiência de magnésio pode resultar em inflamação e depósitos de cálcio nos folículos pilosos. A calcificação do couro cabeludo contrai o fornecimento de sangue para os folículos pilosos, causando redução do fluxo de nutrientes. O magnésio tem a ação de dissolver os depósitos de cálcio, devolvendo a oxigenação e alimentação ao fio de cabelo. Saiba mais sobre o magnésio.

Ácidos Graxos Ômega 3 e Ômega 6

O ômega 3 é excelente para os fios. Esses óleos ajudam no crescimento do cabelo e promover a força ao cabelo. Isso ocorre de diferentes formas: ao fornecer umidade para o seu cabelo (que é essencial tanto para cabelo e folículo), ao estimular nutrientes para o folículo através de um fluxo sanguíneo saudável e ao combater, de alguma forma, o "temido" hormônio DHT responsável por perda de cabelo. Saiba mais sobre o ômega 3, 6 e 9.

Vitamina D

O suplemento alimentar com vitamina D pode ser utilizado contra queda de cabelo, pois ajuda na recuperação da estrutura capilar. A falta de vitamina D pode deixar os cabelos mais finos e fracos.  Nas últimas décadas, novos conhecimentos permitiram aprofundar a ligação da vitamina D com saúde e queda de cabelo. Os especialistas começaram a perceber que, além de cabelos finos e unhas quebradiças, mesmo pessoas com uma deficiência pequena de vitamina D tendem a ter uma aparência frágil e um pior desempenho atlético do que aqueles que têm os níveis recomendados da vitamina.
Os cientistas acreditam que isso acontece porque a vitamina D ajuda a direcionar mais testosterona para o músculo em vez de ser armazenada no couro cabeludo, onde seria convertida em DHT. A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes no tratamento para a queda de cabelo. Saiba mais sobre deficiência e suplementação de vitamina D.

Preciso suplementar essas vitaminas?

Se você tiver com problemas no crescimento dos cabelos, se eles estão frágeis e quebradiços ou até mesmo caindo, uma suplementação ajuda muito, especialmente se você usa alimentação estiver deficiente. Se você decidir suplementar, existem algumas orientações sobre suplementação, porém é importante consultar um profissional para saber as doses adequadas para seu caso.
Fonte: Beleza e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário