quarta-feira, 18 de maio de 2016

5 atitudes que as crianças podem ter desde pequenas para serem adultos organizados

                                          Eric Cote/shutterstock

Crianças podem e devem ter seus próprios afazeres desde pequenininhas. Tarefas simples que possam ser executadas por elas mesmas com segurança para que adquiram noção de independência, capacidade, autosuficiência e, claro, responsabilidade. É importante incentivá-las a assumir certas questões e atividades por conta própria. Abaixo, conheça algumas sugestões de hábitos que as crianças podem começar a praticar desde pequenas:

Pratique com as crianças

1. Assumir as tarefas da escola

Fazer a lição de casa todo dia, mais ou menos em determinado horário, em local apropriado, é uma responsabilidade a ser assumida pela própria criança. Claro, você pode supervisionar e ajudar, sempre que necessário. 

2. Organizar lições e trabalhos 

Separar cadernos, trabalhos, exercícios e lições de casa em pastas ou prateleiras diferentes também é um exercício de organização. Manter tudo sob controle mesmo que seja necessário o recurso visual, como pastas e caixas coloridas ou etiquetas, pode ser prazeroso.

3. Separar e guardar roupas 

Incentive também seu filho pequeno a se vestir sozinho. A própria criança pode desenvolver seu senso estético e de organização decidindo como guardar ou usar suas peças de roupa. Além disso, ela mesma pode separar sua opção para o dia seguinte na noite anterior.

4. Pensar e preparar a lancheira

Montar a própria lancheira também é um excelente hábito de alimentação consciente. Ter conhecimento do porquê das escolhas feitas para o lanche e, mais que tudo, vontade de comê-lo, é umas das melhores lições aprendidas.

5. Preparar a mochila

Da mesma forma que pode ter o controle sobre suas tarefas escolares e escolhas de vestuário, uma criança deve saber montar sua mochila para saídas. Seja para o dia seguinte ir à escola, ou à casa da avó. Ajude criando algumas rotinas: a leitura do horário escolar do dia seguinte, ou mesmo uma pequena listinha do que é necessário para aula de natação, judô e outros.

Fonte: Bolsa de Mulher - por Camila Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário