sexta-feira, 24 de junho de 2016

Pessoas que frequentam igreja e outros templos religiosos vivem mais, diz estudo

                                           Andrey_Kuzmin/Shutterstock


Se você é uma pessoa religiosa e percebe que a crença ajuda a ter uma vida mais leve e plena, saiba que além de contribuir para seu bem-estar espiritual, pode ainda sentir os efeitos sobre a saúde, especialmente se frequenta igreja ou outros tipos de templos.


De acordo com um estudo publicado no “JAMA Internal Medicine”, pessoas que vão a igrejas reduzem os riscos de morte prematura. Para chegar à conclusão, os pesquisadores usaram dados de uma pesquisa com mais de 75 mil mulheres que acompanhou saúde e estilo de vida, incluindo a participação em serviços religiosos, em um período de 16 anos.


Foi descoberto então que, em comparação com pessoas que nunca iam à igreja, as que frequentavam o ambiente religioso mais de uma vez por semana apresentava um risco 33% menor de morte por qualquer causa. Um padrão semelhante foi observado para riscos de mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer.

O trabalho científico eliminou estatisticamente a possibilidade de causalidade inversa, ou seja, que pessoas saudáveis frequentam igreja mais do que as não saudáveis. Os estudiosos descobriram que algumas variáveis, como o apoio social e tendência a não fumar, contribuíram para o efeito. 


Fonte: Bolsa de Mulher - por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário