terça-feira, 26 de julho de 2016

Fonte da juventude: romã possui ingrediente “milagroso” que prolonga a vida

                                          George Dolgikh/Shutterstock


Apesar de sua coloração vibrante e aparência suculenta, a romã normalmente tem seu consumo restrito a festas de fim de ano e raramente aparece no cardápio do dia a dia. A fruta, porém, traz diversos benefícios para a saúde e, segundo recente estudo, possui até um ingrediente “milagroso” que prolonga a vida.

Benefício da romã para a saúde

A pesquisa realizada na Suíça e divulgada pelo site do jornal “Daily Mail” aponta que a “fonte da juventude” presente na fruta está relacionada a sua capacidade de manter as mitocôndrias, espécie de “baterias” minúsculas, sempre carregadas e prevenindo o envelhecimento.


Normalmente, as mitocôndrias reduzem com o avanço da idade, se tornando menos eficazes e levando ao enfraquecimento muscular. Porém, substâncias encontradas na romã são transformadas por bactérias que vivem no intestino em um composto chamado urolithin A, que ajuda o corpo a reciclar as “baterias descarregadas”, evitando o envelhecimento das células.


Publicidade
Experimentos realizados em laboratório com minhocas e ratos mostraram que os animais poderiam viver até 50% a mais do que os que não receberam a substância, após apenas seis semanas de tratamento. Os estudos ainda começam a ser avaliados em seres humanos, mas cientistas acreditam que o trabalho científico é “um marco nos esforços antienvelhecimento”.

Fonte: Bolsa de Mulher - Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário