quarta-feira, 20 de julho de 2016

Por que tem siglas debaixo das garrafas PET?

Por que tem siglas debaixo das garrafas PET?
O PET é um dos plásticos mais usados para o armazenamento de líquidos, como água, refrigerante, suco e outros, sendo também destinado apenas para uma única utilização, pois as garrafas PET podem eventualmente libertar metais pesados ​​e substâncias químicas que afetam o equilíbrio hormonal.


O reuso do plástico PET aumenta o risco de liberação de tóxicos e de crescimento bacteriano. Saiba que cada numeração e siglas podem dizer muito sobre a “saúde” da garrafa pet em que está consumindo. Elas não estão ali por acaso! Normalmente, as siglas que indicam o tipo de plástico ficam abaixo de um triângulo.


As siglas e seus significados:
– HDPE, PEAD, PP: indicam que os plásticos oferecem pouco senão nenhum risco à saúde.


– HDP ou HDPE: indicam que não liberam nenhum produto químico. Em especial a sigla HDPE é considerado uma das formas mais seguras de plástico.


– PVC: libera produtos químicos tóxicos que afetam os hormônios do corpo. O PVC é um material macio e flexível usado para fazer plástico transparente de embalagens de alimentos, garrafas de óleo de cozinha, mordedores para bebês, diversos brinquedos para animais de estimação e crianças. Por ser impermeável à luz solar e clima, é usado para fazer molduras de janelas, mangueiras de jardim e afins.


– PEBD: não pode ser utilizado na produção de garrafas.
– PP: são plásticos coloridos ou semi transparentes usados como embalagens de xaropes, iogurte e margarina, sacos de batata fritas e até canudo. Resistente ao calor, é contra umidade, gordura e produtos químicos.

– PS: libera algumas substâncias cancerígenas, são usados na produção de copos e talheres descartáveis.


– PC: É um plástico perigoso para armazenar sólidos e líquidos, pois libera bisfenol A (BPA), que além de câncer, é relacionado a problemas hormonais.


Especialistas orientam e recomendam que ao comprarmos água engarrafada, por exemplo é bom sabermos sobre as siglas para assim consumirmos água mais saudável.


Fonte: Baú das Ideias / Via Você Sabia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário