quinta-feira, 14 de julho de 2016

Você faz xixi com muita frequência? A ciência explica o que está acontecendo

                                          VladimirFLoyd/ Thinkstock / Getty Images  


Se você não faz parte da turma que vai ao banheiro de hora em hora – em alguns casos minutos, provavelmente conhece alguém que sofre com a questão. Mas, será que é possível fazer xixi demais? De acordo com a ginecologista americana Raquel B. Dardik, a situação não é alarmante, mas se você anda preocupada com a quantidade de vezes em que precisa ir ao banheiro, a médica afirma que o primeiro passo é descobrir o que essa "frequente" significa. “Existem pessoas que vão ao banheiro mais vezes do que as outras, mas isso não deve ser uma preocupação. Nenhuma pesquisa mostra a quantidade média de idas ao toalete”.


Mas, se a sua vontade de urinar continua sendo um processo surpreendentemente complexo, aqui nós explicamos algumas razões para isso acontecer:

1. Você provavelmente está bebendo muita água
É da turma que vive carregando uma garrafinha para todos os lados? O hábito saudável – beber água com frequência – é ótimo para a sua saúde, mas pode ser o culpado pelas suas idas ao banheiro com frequência. Olhe pelo lado positivo: essa é uma oportunidade de você levantar da mesa do trabalho e caminha um pouco.


2. Infecção
Por ter um canal da uretra menor, as mulheres sofrem mais com o problema. Geralmente, a infecção vem acompanhada de outros sintomas, como dor ou queimação ao urinar. Felizmente, leve ou grave, elas podem ser tratada com remédios orais.


3. Síndrome da bexiga hiperativa
O que acontece: durante o processo de enchimento da bexiga o corpo realiza uma contração involuntária do músculo. Esse movimento da musculatura faz com que você deseje ir ao banheiro toda hora. E a sensação é de que não conseguirá chegar até o toalete a tempo. Se não for muito grave, o tratamento pode ser feito com remédios, monitoramento da sua ingestão de líquidos ou exercícios para fortalecer o assoalho pélvico.


4. Hormônios
O fluxo e refluxo natural de seus hormônios reprodutivos também pode afetar sua bexiga. Isso pode significar, entre outras coisas, mudanças nos seus hábitos de banho durante a menstruação, menopausa ou gravidez. Vale ressaltar que os pesquisadores ainda não sabem ao certo o motivo pelo qual os hormônios fazem isso, mas a ocorrência é mais comum do que se imagina.


 Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário