quarta-feira, 24 de agosto de 2016

9 aranhas mais perigosas e mortais do planeta Terra

Existem mais de 43 mil espécies de aranhas no mundo. De todas elas, apenas um pequeno número é considerado perigosa e, menos de 30 tem sido responsável por mortes humanas. Agora, porque tão poucas espécies são prejudiciais aos seres humanos? Um dos principais motivos é a diferença de tamanho entre pessoas e aranhas.


Isso porque o veneno das aranhas são projetados para trabalhar em pequenos animais, apesar de que alguns venenos podem causar lesões na pele ou produzir reações alérgicas, levando à morte.No entanto, é importante entender que “a morte por picada de aranha” é muito rara. Centros de controle, hospitais e clínicas possuem vários tipos de antitoxinas, evitando que esses venenos façam efeitos.


É muito importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina aqueles que identificarem.


Pensando nessas poucas espécies de aranhas que podem levar uma pessoa à morte, é que a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com algumas delas, para que você possa se familiarizar um pouco. Confira:

1 – Aranha Armadeira

 

Essas aranhas são do gênero Phoneutria, sendo originárias da América do Sul, pode ter de 3,5 cm a 5 cm de corpo e suas patas podem chegar até 17 cm. São animais peçonhentos e agressivos; apenas 0,006 mg do veneno que produzem é suficiente para matar um rato. É muito comum ver esse animal dentro de casas à procura de alimentos, parceiros sexuais e abrigo (principalmente dentro de roupas e sapatos).


Por serem muito agressivas, quando ameaçadas picam o “agressor” diversas vezes. Mesmo sendo um animal venenoso, a maioria dos casos registrados tiveram prognóstico positivo. Quando ocorrem, o tratamento é sintomático, utilizando analgésicos via oral e anestésicos como a xilocaína, quando em caso de ânsia de vômito, se utiliza antieméticos.

2 – Aranha Marrom

 

Também é conhecida como a Aranha Violino ou Reclusa Marrom. Sua picada pode causar doenças em crianças e adultos. São animais calmos, picando apenas em casos extremos, ou seja, quando são muito pressionadas. É uma aranha incomum, possuindo seis olhos (a maioria das aranhas tem oito). Em seu rosto há uma marca, como o formato de um violino (daí o nome). Se não for tratado rapidamente, seu veneno necrosante pode levar à morte.

3 – Aranhas de Areia

 

São encontradas em regiões desérticas, normalmente no hemisfério sul da América do Sul e África. Sua principal característica é o hábito de se enterrar na areia. Possuem seis olhos, dispostos em duplas. Seu veneno é mais potente do que o da Aranha Reclusa.

4 – Aranha Teia de Funil

 

Ou, Atraz Robustus, é uma das mais venenosas do mundo. Essa espécie é nativa da Austrália. Suas quelíceras medem em torno de 1,5 mm, sendo dotadas de veneno altamente tóxico para os humanos, podendo matar uma pessoa em questão de poucas horas, ou até minutos, se não tratado rapidamente. Um fato curioso é que os cães são imunes a esse veneno.

5 – Viúva Negra Americana

 

É uma espécie de aranha originária da família dos Teridiídeos, e estão espalhadas por todo o continente americano. A fêmea é dotada de uma coloração negra e brilhante, possuindo uma larga mancha vermelha em forma de ampulheta, na superfície ventral do abdômen. Seu nome é proveniente do hábito de se alimentar do macho após copularem. No Brasil, ela é encontrada, principalmente em praias. Também é bastante vista próximo a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

6 – Aranha de Costas Vermelhas

 

A Latrodectus Hasseltii é outra aranha nativa da Austrália. É fácil saber quando se trata de uma dessas por conta de suas costas avermelhadas com listras prestas. As picadas dessa aranha só são perigosas quando forem de uma fêmea. Apesar de serem raros os casos de mortes registrados, a picada dessa aranha pode doer muito. Essa é uma das poucas que praticam canibalismo durante a cópula; não poderia ser diferente já que são parentes da Viúva Negra.

7 – Aranha Rato

 

Também encontrada na Austrália, principalmente na região sul, em florestas abertas e desertos. As fêmeas podem alcançar 24 mm e os machos até a metade desse tamanho. Possuem veneno altamente tóxico, possuindo registros de envenenamentos graves.

8 – Aranha Indiana Ornamental

 

É uma espécie muito agressiva, rápida e venenosa. Apesar de ser comercializada entre criados, é uma das mais perigosas. Devendo ser criada apenas por profissionais qualificados. Seu veneno é extremamente ativo no ser humano.

9 – Aranha do Pé Preto

 As picadas desse animal deixam um buraco no local e podem demorar semanas para cicatrizar. É uma espécie extremamente agressiva e muito comum. Essa aranha é, por vezes, chamada de “Aranha Agressiva de Casa”. Outra característica interessante é a de ter chegado recentemente a América do Norte. Anteriormente, era comum apenas na Europa, onde não haviam tantas preocupações pois, as aranhas nativas são nocivas a essas.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário