segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Conheça alimentos que diabéticos deveriam incluir na alimentação

Alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas são conhecidos por serem os normalmente proibidos no cardápio de quem sofre de diabetes. Mas além da lista de proibições, você saberia dizer quais são as comidas recomendadas para ajudar no controle da doença? Confira os alimentos que diabéticos deveriam incluir no dia a dia para uma vida mais saudável e longe de preocupações:

Alimentos ideais para diabéticos

Canela: estudos recentes indicam que a adição apenas de meia colher de chá de canela à dieta diária pode fazer com que as células fiquem mais sensíveis à insulina. Voluntários de uma pesquisa apresentaram redução nos picos de açúcar no sangue depois de tomar quantidades variáveis de extrato de canela em um período de 40 dias.

Andrey Solovev/shutterstock

Chá de camomila: a bebida também pode ser eficaz na regulação do açúcar no sangue. Em uma pesquisa japonesa, ratos diabéticos que receberam uma dose de extrato de camomila durante três semanas mostraram uma diminuição geral nos níveis de glicose no sangue, em comparação com o outro grupo que não consumiu o alimento.

Aveia: por ajudar na digestão e, consequentemente, impedir picos dos níveis de açúcar no sangue, o alimento é uma boa opção para o cardápio dos diabéticos.

Abacate: rica em gorduras monoinsaturadas, a fruta reduz os níveis de colesterol ruim e, portanto, também pode ser aliada de pessoas que sofrem de diabetes. Por ser calórico, no entanto, deve ser consumido com moderação.

Gresei/shutterstock

Amêndoa: o magnésio presente no alimento também contribui para a redução do risco de diabetes tipo 2 e, assim como o abacate, ajuda no controle do colesterol.
Laranja: com baixo índice glicêmico, o alimento é outra boa opção para quem sofre de diabetes, mas não consegue viver sem uma fruta depois das refeições.

Feijão: por ser boa fonte de fibras solúveis, que ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue, o alimento presente com frequência na mesa dos brasileiros ajuda a controlar a diabetes.

VezzaniPhotography/istock

Couve: queridinho de quem faz dieta, adota uma alimentação saudável e adora sucos detox, o alimento é rico em vitaminas, fibras e ainda tem pouco carboidrato.

Vinagre de maçã: além de contribuir para o emagrecimento, o alimento, segundo uma pesquisa publicada pelo Journal of Community Hospital Internal Medicine, também melhora os níveis de açúcar no sangue.

Linhaça: rica em boas gorduras, magnésio, ômega-3 e, claro, fibras solúveis, o alimento é um excelente aliado para quem precisa controlar diabetes.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário