sábado, 19 de novembro de 2016

Nasa confirma: Plutão tem água sim, e em quantidades iguais às da Terra

NASA/JHUAPL/SwRI
Frequentes novidades nos deixam cada vez mais próximos de descobrir se existe ou não vida em outros planetas. E também se será possível fazer as malas e mudar para um deles, um dia, quem sabe... 

Dessa vez, é Plutão, o planeta anão, que traz boas novas: um estudo da Nasa publicado na revista cientifica Nature confirmou uma suspeita que surgiu há dois anos. Existe água no estado líquido em Plutão e o potencial para abrigar vida, ainda que remoto, não é impossível.

Oceano subterrâneo em Plutão

Foi durante a análise da “Sputnik Platinia”, uma bacia em formato de coração, que a agência espacial conseguiu confirmar a existência de um oceano subterrâneo em Plutão. Os dados e imagens observados ainda são da sonda New Horizons, lançada em julho de 2015 para o planeta.

A quantidade de água encontrada se assemelha à dos oceanos da Terra e fica a 200 km da superfície congelada. Os indícios começaram quando a crosta de Plutão se rachou, algo que só poderia acontecer com a existência de um oceano.

NASA/JPL/Space Science Institute

A mais de 29 vezes a distância da Terra em relação ao Sol, o planeta frio (por volta de 229°C negativos) só consegue manter essa água em estado líquido porque possui um calor radioativo interno alto, presente ali desde o início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos.


Publicidade
O gelo na superfície, que está misturado com lama, é um bom isolador para não deixar a água congelar. Além disso, o oceano possui amônia, que age como anticongelante.

“Isso mostra o quanto a natureza é mais criativa do que imaginávamos, e é por isso que vamos lá explorar. Vamos ver o que ela é capaz de fazer”, disse o cientista Richard Binzel, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos autores da pesquisa.
Fonte: VIX - Escrito por Patrícia Beloni

Nenhum comentário:

Postar um comentário