segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Nomes de bebês inspirados em flores para mamães apaixonadas pela primavera

Inarik/istock
Escolher um nome para seu bebê é sem dúvida uma das decisões mais difíceis a se tomar. Por isso, talvez se apegar em um detalhe sobre quando, por exemplo, o bebê nasceu ou foi concebido é uma ótima opção. Ou, se você simplesmente é uma apaixonada pelo clima de vida que traz a primavera, se inspire nos nomes de flores e outros relacionados à estação mais vegetal de todas.

Nomes de flores e floras

Alisso/Alisson - também chamada de flor-de-mel, alisson é uma planta que desenvolve inflorescência com numerosas pequenas flores brancas (raramente cor-de-rosa ou lilás). Exalam fragrância doce com forte perfume de mel e conferem aspecto campestre aos jardins.

Angélica - é o nome de uma flor que simboliza a inspiração.

Amaranto - algumas espécies são comestíveis e outras são cultivadas como plantas ornamentais.

Antúrio - seu nome deriva do grego anthos, flor e ourá, cauda, devido às inflorescências que se assemelham à uma cauda. O antúrio simboliza autoridade, masculinidade e tenacidade.

Publicidade
Bogari/Bogarim - também conhecido como jasmim sambac ou jasmim-árabe, é um arbusto cultivado em jardins pelo seu valor ornamental, apresenta flores alvas de perfume penetrante. Simboliza o amor vivo e puro. Bogarim ou Bogari pode funcionar como uma versão masculina de Jasmim.
Camélia - o significado também é “um arbusto que floresce”, mas tem também uma curiosidade: trata-se de uma flor originária da Ásia tropical que recebeu esse nome por causa do padre jesuíta Cameli, que introduziu a planta na Europa.

Capitu - além da famosa personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, Capitu também denomina uma planta da flora brasileira.


Dália - é uma linda flor originária do México que enfeita os jardins e também significa “aquela que vem do vale”.

Deise - é uma variação de Daisy, que em inglês significa “margarida”. Outra definição para Deise é “o olho do dia”.

Flora - na mitologia romana, era a deusa das flores, casada com Zéfiro, o deus do vento. E a união dos dois simbolizava a renovação causada pela primavera!

Gerânio - o nome Gerânio é derivado do grego geránion; no latim geraniu e significa guindaste, devido ao fato de seus frutos serem semelhantes à ponta de um guindaste. Suas belas flores são especiais para ornar canteiros e jardins. Simboliza sentimentos.

Hibisco - flor símbolo do Havaí. Em muitos países faz parte da gastronomia. Suas flores são grandes, largas e exuberantes. Os hibiscos significam "beleza efêmera”.

Hortênsia - Além da flor, foi também nome de um clã da antiga Roma. Hortênsia significa ainda “jardineira”.

Iolanda - o significado é simples e bonito: “flor de violeta”.

Jacinto - seu nome provém do personagem Jacinto, da mitologia grega, o jovem que morreu acidentalmente por uma briga de ciúmes entre Apolo e Zéfiro. No local onde o sangue de Jacinto foi derramado, brotou da terra uma bela flor que recebeu seu nome como uma homenagem. Da família das liliáceas, é aclamada pela beleza de suas flores dispostas em inflorescências maciças, com corola azul, branca ou rósea, muito perfumada. O significado das flores jacinto é coração alegre, mas também pode significar tristeza.

Jasmin - o nome vem da palavra árabe “yasmin”, que designa a flor que nós chamamos de jasmim. Para alguns estudiosos, ele também está associado a mulheres pequenas e delicadas – ou perfumadas.

Lilian - o nome é inspirado na palavra latina para designar o lírio, flor que na época da Idade Média simbolizava a pureza.

Lírio - derivado do latim significa "portador de bulbos". Lírio é a designação comum a numerosas plantas da família das liliáceas providas de flores amplas e perfumadas. Na China está associado à chegada do verão. O lírio sempre foi visto como um símbolo da pureza e da inocência e é uma das flores mais antigas e admiradas do mundo.

Olga Solovei/istock

Margarida - o nome não designa apenas a popular flor de pétalas brancas e miolo amarelo. Margarida também pode representar “pérola”.

Melissa - além da flor, Melissa também significa “abelha”. Já na mitologia grega, Melissa também era uma das ninfas responsáveis pela educação de Júpiter.

Narciso - seu nome tem origem no personagem mitológico Narciso, o jovem que se apaixona por sua própria imagem refletida na água. Tão obcecado por sua beleza, Narciso acaba se afogando. Na beira da fonte onde morreu, brota uma flor extremamente bela que recebeu o nome Narciso. As cores das flores do narciso variam entre o amarelo e o branco. Suas flores podem significar egoísmo ou vaidade exagerada.

Nardo - também conhecido como espicanardo, nardo indiano e jatamansi, é uma planta originária do Nepal, China e Índia cujo óleo essencial é usado como perfume ou para fins medicinais. Suas flores são brancas ou cor- de-rosa e possuem forma de sino.

Oleandro - planta ornamental da família Apocynaceae é um arbusto grande com flores que podem ser brancas, róseas ou vermelhas, considerado uma planta tóxica.

Petúnia - além de simbolizar “flor vermelha”, é também o nome da planta.

Rosa - é uma referência à flor do amor.

Saramago - planta com flores em formato de cruz (crucífera).

Susana - também tem um significado simples e bonito: “flor delicada e pura”.

Violeta - é o nome da famosa flor roxa, mas também está relacionado à virtude cristã da modéstia, que é representada justamente pelas violetas.

Virgínia - expressa “a que nasce na primavera” ou, numa livre interpretação, “aquela que faz tudo florescer”.

Zéfiro - as flores lírio-do-zéfiro, também conhecidas como lírio-cor-de-rosa, lírio-do-vento e lírio-da-chuva, são lindas e muito utilizadas em decoração. Exibem cores como rosa, branco ou salmão e podem ser encontradas por toda América. Na mitologia grega, Zéfiro também é o nome do deus do vento oeste.

Fonte: VIX - Escrito por Jaqueline Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário