quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

4 coisas que podem acontecer quando você segura o xixi por muito tempo

Grinvalds/istock
Se você cresceu ouvindo sua mãe dizer que não deve segurar o xixi por muito tempo e que o hábito prejudica a saúde, saiba que o conselho tem fundamento médico e que reter a urina por longos períodos pode sim ser nocivo. Conheça 4 coisas que podem acontecer quando você insiste em adiar sua ida ao banheiro, mesmo quando está apertada:

Segurar o xixi faz mal para a saúde

1. Segurar o xixi por muito tempo aumenta suas chances de sofrer de infecções urinárias, pois a urina ajuda a limpar a uretra, onde bactérias ficam acumuladas. Quando você adia demais suas idas ao banheiro pode então acabar atrapalhando a higienização natural do corpo.


2. Quando você força a sua bexiga para segurar o xixi os músculos do assoalho pélvico começam a perder força e, ao longo do tempo, o hábito pode fazer com que você perca o controle de suas funções, enfraquecendo o órgão.

3. Se você fica muito tempo sem fazer xixi, sente grande alívio quando vai ao banheiro, mas, tempos depois percebe que ainda sente dores, saiba que o incômodo pode permanecer porque seus músculos permaneceram tão contraídos que vão acabar demorando para relaxar.

4. Quando você segura o xixi por muito tempo faz com que sua bexiga seja esticada ao limite, atrapalhando os sinais que corpo envia ao cérebro de que ela precisa ser esvaziada. No futuro, então, pode começar a sofrer com as consequências de não mais receber o importante aviso de que deve ir ao banheiro.

A capacidade física do corpo para segurar o xixi varia de pessoa para pessoa, mas na maioria das vezes as mulheres conseguem reter a urina entre 3 a 6 horas, dependendo da quantidade de líquido produzida, estado de hidratação e capacidade funcional da bexiga.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário