terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Estudo inédito revela que problema no fígado pode causar depressão e ansiedade

Insegurança, baixa autoestima, sentimento de inadequação social, fatores hormonais e até mesmo bullying são alguns dos gatilhos mais conhecidos por provocar depressão e ansiedade em jovens.

Os fatores não podem ser ignorados, mas saiba que uma condição física também pode aumentar a propensão aos problemas: uma doença no fígado.

Ansiedade e depressão entre jovens

Na tentativa de descobrir se questões psicológicas poderiam estar relacionadas ao funcionamento do corpo e se doenças mentais seriam capazes de influenciar tratamentos médicos entre jovens, cientistas da King’s College, Inglaterra, decidiram investigar uma possível ligação entre os problemas através de um estudo inédito que contou com 187 pessoas.


Para a avaliação, jovens entre 16 e 25 anos responderam a um questionário sobre saúde mental cujos resultados poderiam indicar depressão e ansiedade. Em seguida, eles foram divididos em três diferentes grupos.

O primeiro grupo de voluntários havia passado por transplante de fígado, um segundo reunia jovens com alguma doença no órgão e, por fim, o terceiro separava os jovens que sofriam com problemas hepáticos crônicos.

Foi descoberto então, através das perguntas iniciais, que 17,7% dos jovens doentes sofriam de depressão ou ansiedade, número quase 5 vezes maior do que entre pacientes saudáveis na mesma faixa etária.
Além disso, o trabalho científico conseguiu concluir que as doenças emocionais tinham grande impacto sobre as condições no fígado, já que grande parte dos jovens avaliados afirmou que durante crises mais agudas de depressão e ansiedade os sintomas dos problemas hepáticos se mostravam mais presentes e de forma mais intensa.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário