quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Por que bocejamos?

stock_colors/iStock
Ao contrário do que muita gente imagina, o bocejo indica não apenas falta de sono ou noites mal dormidas. Apesar de ainda ser cercado de mistérios ainda não revelados pela ciência, o ato de abrir a boca, buscar e expulsar o ar já teve seus motivos descobertos: o fenômeno serve para “refrescar” o cérebro e, assim, fazer com que fiquemos acordados.


Quando estamos sonolentos ou em ambientes pouco arejados, uma queda de oxigênio é experimentada pelo sistema nervoso central e, uma vez detectada, nos obriga a exercer o estímulo involuntário de inspiração para despertar o cérebro e o corpo através de sua oxigenação.

Por que o bocejo é incontrolável?

Você pode até tentar fechar a boca para disfarçar o bocejo, mas certamente irá perceber que ele não deixa de ocorrer, uma vez que os músculos acionados pelo reflexo continuam a sua contração.

Quem tem em casa um animal de estimação já deve ter notado que o bocejo não é exclusividade dos seres humanos. Seu cão ou gato também promovem o ato, assim como muitos outros animais. Mas saiba que existe uma diferença de tempo entre os bocejos, de acordo com cada espécie.

Como o bocejo está relacionado ao número de neurônios e complexidade do cérebro, o ato entre os humanos dura cerca de 6 segundos enquanto que, entre os ratos, por exemplo, o fenômeno tem duração média de apenas 2 segundos.

Por que bocejamos quando alguém boceja?

É inevitável: quando você vê alguém bocejando ao seu lado ou mesmo na TV, imediatamente sente uma vontade incontrolável de também abrir o bocão. A ação ocorre por causa dos chamados neurônios-espelhos que, assim como uma risada, também pode considerar contagiante o bocejo.
O ato de bocejar ainda é relacionado à empatia, ou seja, fique tranquilo se você “copia” o reflexo. Uma pesquisa feita pela Universidade Baylor, no Texas, EUA, indicou que psicopatas não sentem a necessidade de bocejar quando veem outra pessoa bocejando porque quem sofre do desvio de personalidade simplesmente não é capaz de reagir aos sentimentos humanos.

Fonte: VIX - Escrito porPaulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário