sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

É normal sair leite da mama do bebê? Por que isso acontece? Entenda

Andriano.cz/Shutterstock
Nos primeiros dias de vida do recém-nascido, enquanto ainda está sob influência dos hormônios da mãe trocados através da placenta, cordão umbilical e da amamentação, é normal o inchaço de tamanho das mamas e dos genitais do bebê. Em muitos casos, nas primeiras semanas, até leite é possível que saia do mamilo do bebê, tanto no caso de meninos como de meninas, porque ele ainda tem no seu organismo os hormônios da mãe responsáveis pelo desenvolvimento das glândulas mamárias.

Isso é normal?

Sim, não há por que se preocupar. O inchaço das mamas e até a saída do leite acontece, com meninos e meninas, por conta dos hormônios que a mãe passa para o filho durante a gravidez e aleitamento. O mais comum é que as mamas do bebê inchem a partir do início da amamentação e pode, inclusive, sair um pouco de leite.

Esta saída de leite do peito do bebê, chamada de tumefação da mama ou mamite fisiológica, não é uma doença e não acontece com todos os bebês. O quadro é considerado natural e desaparece naturalmente, quando o organismo do bebê começa a eliminar os hormônios da mãe da corrente sanguínea.
Normalmente, estas condições se normalizam entre os sete e dez dias após o nascimento. Evite apertar os mamilos do bebê para não piorar o inchaço e, caso a situação não normalize na segunda semana, procure um pediatra para ter o aconselhamento ideal.

Fonte: VIX - Escrito por Jaqueline Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário