quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

“Novo órgão” encontrado por cientistas, na verdade, já é conhecido há 5 séculos

Nerthuz/ Blamb/shutterstock
Recentemente, cientistas da Universidade de Limerick, na Irlanda, publicaram um interessante estudo dizendo que existe um novo órgão no corpo humano. Isso não quer dizer, no entanto, que eles encontraram um órgão que não havia jamais sido visto em séculos de estudos de anatomia. Na verdade, a estrutura é conhecida há 5 séculos.

O que é o mesentério?

O que eles descobriram, na verdade, é que o mesentério, antes considerado um ligamento de apoio ao intestino, tem características anatômicas e funcionais capazes de lhe classificar como um órgão.



Uma das primeiras descrições do mesentério foi feita por Leonardo Da Vinci no início do século 16. Trata-se de um tecido, antes considerado um tipo de ligamento, que está ligado à parede abdominal e aos intestinos grosso e delgado e cuja principal função é de sustentação, impedindo que esses órgãos impactem diretamente sobre a pelve.

Por que só agora ele é considerado um órgão?

O que fez com que o mesentério deixasse de ser nomeado como um ligamento e passasse a ser chamado de órgão foi a descoberta feita pelo professor Calvin Coffey, autor do estudo, que indica que o mesentério é uma estrutura contínua e não totalmente segmentada em partes menores.

Blamb/shutterstock

O que muda agora que ele é um órgão?

De acordo com o estudo, chamar o mesentério de órgão permitirá que seja dada a devida importância a essa estrutura e, assim, haverá mais pesquisas sobre ela, suas funções e sua ligação com doenças.


Ainda se sabe muito pouco sobre as células que compõem o seu tecido ou sobre outras possíveis funções, mas alguns artigos científicos mostram que o órgão pode ter ação reguladora sobre fatores de coagulação e inflamação e investigações preliminares indicam possíveis relações com doença de Crohn, obesidade, síndrome metabólica, aterosclerose e diabetes.

Fonte: VIX - Escrito por Manuela Pagan

Nenhum comentário:

Postar um comentário