segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

6 eventos imperdíveis que você poderá ver no céu durante o mês de fevereiro

Romolo Tavani/shutterstock
Quem adora contemplar as estrelas e observar fenômenos astronômicos terá bons motivos para manter os olhos voltados ao céu em fevereiro, já que o mês está recheado de eventos imperdíveis: chuva de meteoros, eclipse lunar, eclipse solar...

Eventos astronômicos para observar em fevereiro

SKY2015/shutterstock
Dia 8: observadores do céu do Hemisfério Sul poderão admirar a chuva de meteoros Alfa Centauro, que enviarão estrelas cadentes para atravessar os céus no fim da madrugada.

Dia 9: nesta noite, o grupo de mil jovens estrelas Beehive estará perto da lua e poderá ser observada com binóculos e pequenos telescópios. Elas ficam a pouco mais de 600 anos-luz da Terra.

Dia 10: um profundo eclipse poderá ser visto durante à noite, fazendo com que a Lua sofra um sutil sombreamento. As melhores vistas serão do leste da América do Norte, América Central e do Sul. O tempo de sombreamento máximo será de cerca de 90 minutos.

Dia 11: a lua passará perto da estrela brilhante Regulus, a mais brilhante na constelação de Leão. Para a maior parte do mundo, os dois objetos celestes estarão próximos nos céus do amanhecer. A estrela fica 79 anos-luz de distância do nosso planeta.

Nasa

Dia 13: os observadores no Hemisfério Norte poderão capturar o brilho das luzes zodiacais. Longe das luzes da cidade, cerca de uma hora após o pôr-do-sol, procure um brilho em forma de pirâmide, acima do horizonte. A iluminação é causada pela luz solar refletindo inúmeras partículas de poeira espalhadas entre os planetas ao longo do plano do Sistema Solar.

Dia 26: a data é marcada pelo eclipse solar anual que deixará um círculo da luz solar visível em seu pico. Observadores de partes da América do Sul e África começarão a ver o disco lunar passar diretamente na frente do sol, deixando apenas um anel de luz solar visível. Será o primeiro de dois eclipses solares em 2017, com o maior de todos marcado para o dia 21 de agosto.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário