terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Como fazer a unha crescer mais rápido: 7 truques funcionam e 3 não valem a pena

Elena1110/shutterstock
Há diversas receitas caseiras e truques que mostram como fazer a unha crescer rápido e forte, mas nem todos realmente funcionam. É comprovado, por exemplo, que a alimentação é um dos principais fatores envolvidos, já que o déficit de alguns nutrientes pode influenciar seu desenvolvimento, e que evitar o uso de acetona, substituindo pelo removedor de esmalte, é outra dica para a unha crescer mais rápido.

Mas existem também algumas fórmulas que não passam de mito. Conversamos com dermatologistas para identificar quais são eficazes e quais não. Confira:

Truques que funcionam para unha crescer rápido

Com tomate

Africa Studio/Shutterstock
O tomate é rico em biotina, vitamina do complexo B que fortalece unhas. Outra vantagem do alimento, conforme explica a dermatologista Cintia Guedes, são as vitaminas A e C, que dão um aspecto saudável para a região

Segundo ela, para obter benefícios basta mergulhar os dedos no suco da fruta ou encharcar chumaços de algodão com ele, deixando agir por cerca de 10 minutos. Depois, lave as mãos e hidrate as unhas e as cutículas com cremes. 

Com suco de laranja

De acordo com Cintia Guedes, a vitamina C e o ácido fólico presentes na laranja aumentam a produção de colágeno, o que interfere positivamente no crescimento das unhas. 

A aplicação é semelhante a do tomate: basta colocar as unhas diretamente no suco ou molhar algodões e deixar na ponta dos dedos por alguns minutos.

Com limão

JPC-PROD/Shutterstock
Assim como a laranja, o suco de limão é rico em vitamina C e ácido fólico, sendo ótimo para as unhas. A aplicação deve ser feita repousando a mão no suco ou molhando algodões com o líquido e deixando sobre os dedos. Evite se expor ao sol em seguida, lave bem as mãos e aplique protetor solar. 

Com óleo de alecrim, mel e óleo de coco

Este é outro truque efetivo, pois a propriedade hidratante destes três ingredientes dá uma força extra. Para usá-lo, basta misturar uma colher de sopa de mel e outra de óleo de coco com 3 gotas de óleo de alecrim em uma vasilha. Depois, esquente no micro-ondas por 15 segundos, encharque algodões na mistura e deixe sobre as unhas por alguns minutos.

Com gema de ovo

PIMPAN/Shutterstock
O alto teor de proteínas da gema de ovo a torna uma excelente aliada das unhas, já que aumenta a produção de queratina, deixando-as mais grossas. 

Para usar esta receita para unha crescer rápido é só misturar uma gema com uma colher de sopa de azeite e pincelar sobre as pontas dos dedos. Deixe agir por alguns minutos e lave, hidratando em seguida.

Com óleo de ricino

A dermatologista Christiane Gonzaga, membro das Sociedades Brasileira e Americana de Dermatologia, recomenda passar o produto todos os dias antes de dormir para fortalecer as unhas. Além dos benefícios para elas, o óleo de ricino ainda pode ser usados nos cílios, cabelo, celulite e acne.

Com azeite

DUSAN ZIDAR/Shutterstock

 

Aplicar azeite de oliva diariamente na ponta dos dedos é excelente para as unhas, já que esse óleo possui ação hidratante e fortificante. 


A receita é simples e fica ainda mais potente com o uso do tomate, conforme recomenda a dermatologista Cintia Guedes. "Misture uma xícara e meia de chá de suco de tomate com duas colheres de sopa de azeite em um recipiente. Depois, mergulhe as unhas por dez minutos e lave em seguida", indica.

O que não funciona

Alho para unhas

Marian Weyo/Shutterstock
A ideia de que alho estimula o crescimento das unhas é falsa. Segundo a dermatologista Samantha Enande, a eficácia dessa fórmula não foi comprovada em nenhum estudo.

Tirar cutícula

Não há ligação entre retirar a cutícula e o aumento das unhas, já que a película tem apenas a função de evitar a entrada de bactérias.

Esmalte escuro

Tamara83/Shutterstock
Há quem diga que esmalte escuro faz a unha crescer mais forte, mas isso não passa de outro mito, pois nenhum tom contém propriedades que influenciem a resistência da queratina.


O que pode causar tal impressão é que cores escuras podem inibir que a pessoa roa as unhas, preservando-as e permitindo um crescimento melhor.

Fonte: VIX - Escrito por Ligia Lotério

Nenhum comentário:

Postar um comentário