quarta-feira, 22 de março de 2017

12 alimentos mais saudáveis do mundo: aveia, pimenta e mais

Bluedog studio/Shutterstock
Alimentos não são remédios e nem devem ser considerados como tais, mas inúmeros estudos já mostraram que comidas saudáveis são capazes de combater e evitar doenças, das mais simples às mais graves. Conheça uma seleção de alimentos que não devem faltar no seu cardápio cotidiano:

Alimentos que previnem doenças

Pimentas: tanto a vermelha, ardida, quanto a reino são associadas ao combate a bactérias, bom funcionamento do sistema digestivo, prevenção contra câncer, diabetes e obesidade.

Manjericão: tempero que dá aroma e sabor extra ao tradicional molho vermelho tem propriedades que combatem ansiedade e infecções bacterianas. Além disso, a erva ainda teria propriedades antioxidante, anti-inflamatória e analgésica.

Arroz preto: o alimento popular entre os brasileiros é excelente fonte de ferro e fibras, além de ser rico em vitamina E e antioxidantes.

Damasco: apesar de ainda pouco consumido no Brasil, o fruto é capaz, segundo estudos, reduzir os ricos de câncer de fígado graças ao alto teor de vitamina E, potássio, licopeno e fibras.

Alho: o tempero clássico de qualquer preparação combate câncer e doenças cardiovasculares, mas pesquisas indicam que o alimento deve ser consumido cru, já que o calor destruiria seus principais ativos.


Aveia: queridinho de quem faz dieta e pratica exercícios físicos, o grão integral pode aumentar a expectativa de vida por combater o colesterol e proteger contra doenças do coração.

Uva: pessoas em fase de pré-hipertensão podem ser beneficiadas pela fruta que, fonte de antioxidantes, também contribui para baixar a pressão.

Ovos: rico em proteínas e vitaminas, é fonte de tirosina, importante aminoácido que ajuda na formação do hormônio T4, contribuindo assim para o bom funcionamento da tireoide.

Couve: o alimento é fonte de glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais que fortalecem o sistema imunológico, limpa o organismo e ajuda na dieta.


Mirtilo: também conhecida como blueberry, a fruta melhora a sensibilidade à insulina, possui baixo teor de açúcar, além de ser rica em fibras e antioxidantes que combatem o envelhecimento e beneficiam a saúde do coração.

Couve-flor: por possuir substâncias relacionadas à prevenção de câncer de pulmão, cólon, ovário e próstata, o alimento ainda atua no combate de problemas cardiovasculares, devido às suas propriedades associadas à diminuição do aminoácido homocisteína.

Cogumelos: atua na síntese de hormônios, produção de energia, funcionamento do sistema nervoso, gastrointestinal e imunológico. O alimento ainda pode combater os radicais livres e ser um bom aliado na prevenção do câncer de mama.

Fonte: VIX-  Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário