quarta-feira, 29 de março de 2017

Cientistas descobrem função secreta dos pulmões: órgão não serve só para respiração

janulla/iStock
Semanas após cientistas anunciarem a descoberta de um “novo órgão” do corpo humano, um novo estudo põe em xeque, mais uma vez, o conhecimento que se tem sobre o funcionamento do organismo.

Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco (Estados Unidos), os pulmões não servem apenas para a respiração. Na verdade, eles têm uma função “secreta” que ajuda na produção do sangue. Os achados foram publicados na revista científica Nature.

Nova função dos pulmões

Produção de sangue

mrdoggs/iStock
Através de um experimento feito com camundongos, os pesquisadores descobriram que os pulmões produzem mais de 10 milhões de plaquetas por hora – mais da metade da quantidade envolvida na circulação sanguínea dos roedores.

Plaquetas são as células responsáveis pela coagulação. Em termos simples, elas formam tampões quando ocorre algum corte ou lesão, impedindo que haja um extravasamento muito grande do sangue dos vasos e perda excessiva por hemorragia.

Até então, acreditava-se que a formação de plaquetas acontecia exclusivamente na medula óssea.

Células-tronco

Além desta novidade, os cientistas também identificaram um reservatório até então desconhecido de células-tronco localizado na parte externa da vasculatura pulmonar.

Essas células, capazes de se transformar em qualquer tipo de célula, poderiam recuperar a produção de sangue caso a medula óssea fosse prejudicada e parasse de trabalhar.

O que muda com essa informação?

O estudo foi feito apenas com camundongos. Portanto, serão necessários experimentos com humanos para que as teorias sejam confirmadas.

Ainda assim, o funcionamento biológico destes roedores é bastante similar ao nosso. Assim, os cientistas acreditam que as descobertas serão importantes para compreender doenças inflamatórias e as relacionadas à baixa contagem de plaquetas, bem como complicações decorrentes de transplantes pulmonares.

“Este achado definitivamente sugere uma visão mais sofisticada dos pulmões – que eles não servem apenas para respiração, mas também são um parceiro chave na formação de aspectos cruciais do sangue”, afirma o autor sênior do estudo Mark R. Looney, pneumologista e professor de Medicina da Universidade da Califórnia.

Fonte: VIX-  Escrito por Marianna Feiteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário