quinta-feira, 27 de abril de 2017

10 fatos que você nunca soube sobre o seu umbigo

Dificilmente você passou muito tempo de sua vida pensando sobre umbigos. Diferente de partes do corpo que são mais importantes para funções do dia-a-dia, os umbigos apenas estão ali marcando presença e ninguém dá muita atenção para eles, a menos que esteja com muito tempo disponível.


Mas fique tranquilo, você não precisa gastar o seu tempo refletindo muito sobre isso, pois a Fatos Desconhecidos está aqui para responder todas suas dúvidas e esclarecer todos os mistérios a respeito do umbigo. Pode não parecer, mas realmente temos muito a falar sobre o assunto.


Então se prepare, dê aquela coçadinha no umbigo e vamos conhecer alguns fatos impressionantes sobre esse misterioso órgão.

1 – Todas as pessoas possuem um, mesmo que discretos

Todo ser humano que você conhecer na vida terá um umbigo, a menos que algum processo cirúrgico o tenha removido é claro. Como resultado natural do cordão umbilical, a marca fica evidente em todas pessoas, porém algumas apresentam ele bem discreto, por conta de uma condição chamada hérnia umbilical.

2 – Na verdade, todos os mamíferos possuem um, com uma exceção

Por conta da geração dentro do útero, todos os mamíferos possuem umbigos, não só os humanos. A única exceção a essa regra são os ornitorrincos, já que são gerados a partir de ovos e não possuem o cordão durante a fase de gestação.

3 – 10% das pessoas possuem os umbigos para fora

Apenas 10% da população mundial possui os umbigos saltados para fora. A aparência pode ser resultado de um processo natural ou de hérnia umbilical. Apesar disso, é comum que bebês tenham os umbigos saltados, antes deles assumirem a forma mais comum.

4 – Existe um umbigo perfeito

Um estudo científico realizado em janeiro de 2000 revelou que existe um tipo de umbigo perfeito. Ele simula um pequeno T e consiste e uma simples marca vertical acompanhada de um furo transversal.

5 – Muitas pessoas fazem cirurgia na região

Milhares de pessoas fazem cirurgias plásticas nos umbigos anualmente. Além disso, grande parte das 180 mil pessoas que passam por procedimentos na barriga ou nas regiões próximas aproveitam para também retocar os umbigos.

6 – É possível operar os seios pelos umbigos

Existe um tipo de cirurgia plástica nos seios que pode ser feito a partir do umbigo. Nessa modalidade, a única cicatriz fica no próprio umbigo, o que evita que quaisquer outras marcas apareçam na região dos seios alterados por meio da operação.

7 – Umbigos escondem comunidades de bactérias

De acordo com pesquisadores que analisaram os umbigos de 60 pessoas, foi possível encontrar quase 2.400 espécies diferentes de bactérias escondidas por ali.

8 – Existe uma fobia específica que lida com umbigos

Algumas pessoas possuem um forte problema com o toque no umbigo. Para elas, a sensação de alguém encostar na região do corpo pode ser assustadora. Em alguns casos, somente observar umbigos pode causar ansiedade e desconforto. A condição é chamada de onfalofobia.

9 – Piercings no umbigo demoram muito para cicatrizar

Quem já experimentou furar o umbigo sabe. Por conta da sensibilidade da área, o furo de uma joia no umbigo pode demorar de seis meses até um ano completo para se recuperar completamente. Durante o processo, é importante ter muito cuidado para evitar inflamações e problemas.

10 – Homens possuem umbigos mais sujos

 Não tem nenhuma ligação com o sexo ou com a produção de sujeira do corpo, já que as sujeiras acumuladas ali costumam vir das roupas. Porém, por conta da quantidade de pelos presentes nas barrigas masculinas, é natural que haja mais acúmulo de sujeira.

 

Fonte(s) Business Insider  -Twenty Two Words-
Imagens Pierce me up  -Jezebel - National Geographic -Twenty Two Words -Business Insider - Via Fatos Desconhecidos - por PH Mota 

Nenhum comentário:

Postar um comentário