quarta-feira, 17 de maio de 2017

4 frutas anticancerígenas que você deveria incluir em sua alimentação

Ainda que estas frutas anticancerígenas não curem a doença, podem nos ajudar a preveni-la e fortalecer nosso sistema imunológico para combatê-la de uma forma mais eficaz.

As frutas são um dos alimentos mais deliciosos que a natureza põe ao nosso alcance. O melhor é que todas e cada uma delas estão cheias de benefícios para o nosso organismo.

Elas nos oferecem vitaminas e minerais de que o nosso corpo precisa para estar em ótimas condições. Algumas vão mais além e podem enfrentar uma das doenças mais delicadas que existe: o câncer.

O câncer é uma doença frequente que a cada ano toma a vida de muitas pessoas. O pior de tudo é que as maneiras de combatê-lo, como as quimioterapias e cirurgias, costumam deixar o corpo muito deteriorado.

Por isso, mostraremos algumas frutas anticancerígenas que você deveria incluir em sua dieta para prevenir esta doença desde agora. Então, não perca esse artigo por nada!

1. Os mirtilos

Entre as melhores frutas anticancerígenas estão os mirtilos, que são ricos em antioxidantes. Mais especificamente, o antioxidante que encontramos nos mirtilos é a antocianina.

A antocianina, o ácido elágico e as urolitinas que se formam a partir dos mirtilos ajudam a minimizar o dano dos radicais livres no DNA, o que pode causar câncer.


Também estimulam a morte de células daninhas e diminuem o crescimento das células de câncer de boca, cólon, mama e próstata.

A vitamina C é outra redutora de câncer que se encontra abundantemente nestas pequenas e deliciosas frutas. Ela prende os radicais livres e protege o DNA celular, ao mesmo tempo em que inibe a formação de tumores.

Assegure-se de adicionar esta deliciosa fruta às suas compras; você pode incluí-la em suas vitaminas ou comê-las só como um delicioso lanche.

2. As uvas

As uvas ocupam o segundo lugar na lista de frutas anticancerígenas, e você com certeza deve adicioná-las em sua dieta sempre que puder.

Em sua casca elas contêm um composto natural chamado resveratrol. Este componente se encontra com maior abundância nas uvas vermelhas ou roxas.

Foi comprovado que o tratamento das células de câncer de cólon com os compostos de resveratrol reduz significativamente a atividade da ornitina descarboxilase.

Esta enzima é a chave para o crescimento das células cancerígenas, por isso quando menos houver, melhor.

Os efeitos das uvas não só são benéficos contra as células de câncer de cólon, como também reduzem o risco de desenvolver aqueles tumores sensíveis aos hormônios, tais como:
  • Câncer de mama
  • Câncer de próstata
As proantocianidinas, outra substância que se encontra nas sementes de uva, têm a capacidade de reduzir a produção de estrogênio do corpo.

3. O abacate

 

Muita gente costuma pensar que o abacate é um vegetal, mas na realidade é uma fruta, e uma das melhores que podemos consumir.

Por ser rico em gorduras boas, faz parte das frutas anticancerígenas.
O abacate é uma grande fonte da glutationa, um antioxidante. Ele ajuda a eliminar e destruir os radicais livres que normalmente fazem o DNA sofrer mutação e pode dar origem ao crescimento de células cancerígenas.

Os abacates também têm um alto teor de vitamina C. Lembre-se de que ela prende os radicais livres e protege o DNA celular, por isso inibe a formação de tumores.

Os carotenoides encontrados no abacate (betacaroteno, alfacaroteno e zeaxantina) também inibem o crescimento de cânceres de próstata, mama e oral.

Além disso, o alto teor de vitamina E encontrado no abacate reduz drasticamente a incidência de câncer de mama.

Desfrute desta fruta em suas saladas ou para dar um toque cremoso às suas vitaminas. Se quiser dar um sabor interessante aos seus pratos, experimente cozinhar com um pouco de óleo de abacate.

4. O abacaxi

Uma das frutas anticancerígenas preferidas por todos, sem dúvidas, é o abacaxi.

Esta fruta exótica contém bromelina, uma enzima que ajuda a decompor as proteínas e tem a capacidade de encolher ou matar células cancerígenas, e deixar só células saudáveis.

  • Esta maravilhosa enzima se encontra tanto no talo quanto no fruto do abacaxi.
  • A bromelina também é altamente anti-inflamatórias e eficaz para combater a dor extrema. Isto significa que quem sofrer de artrite também será beneficiado.

  • Os efeitos anti-inflamatórios e anticoagulantes da bromelina aumentam sua imunidade. Isto faz com que o nosso corpo seja ainda mais efetivo na luta contra o câncer.

Tire proveito das frutas anticancerígenas e mantenha-se saudável naturalmente

As frutas são a melhor maneira de obter as vitaminas e minerais de que o nosso corpo precisa. Por isso não devemos jamais eliminá-las de nossa dieta.


Em caso de apresentar doenças como diabetes, é importante controlar seu consumo, mas sempre procure incluir uma pequena porção destas frutas anticancerígenas.


Diferentemente dos suplementos que dizem nos oferecer vitaminas, estas frutas não lhe causarão nenhum efeito negativo.

Fonte: Melhor com Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário