sábado, 6 de maio de 2017

Por que o leite é tão importante na dieta da mulher: controle de peso, prevenção e mais

Antonio_Diaz/istock
Cortar leite e derivados da dieta tem sido hábito comum entre pessoas que desejam perder peso, mas a medida pode ser bastante arriscada, especialmente para as mulheres. O cálcio, mineral presente em grande quantidade no alimento, é essencial para a saúde e pode, inclusive, contribuir para o emagrecimento.

A importância do leite para a dieta

Além de ser aliado da perda de peso, o cálcio não deve ficar de fora do cardápio por ser fundamental para o fortalecimento de dentes e ossos, prevenindo a osteoporose. O mineral está presente em algumas fontes de plantas, mas em quantidades bem mais reduzidas do que no leite.


Uma xícara de leite contém cerca de 300 miligramas de cálcio, quase 1/3 da dose recomendada diária para uma mulher jovem. Quem decide abandonar o consumo de leite, portanto, precisará de uma abundância de fontes de plantas para obter a mesma quantidade de cálcio.

E, ao contrário do que muita gente acredita, o leite integral pode ser ainda melhor para o emagrecimento do que o desnatado. Segundo estudo publicado pelo European Journal of Nutrition, pessoas que consomem laticínios integrais tendem a ser mais magras do que aquelas que optam por versões de baixo teor de gordura.

 Uma explicação, de acordo com os pesquisadores, seria a de que a gordura presente no alimento garante saciedade, retardando a liberação de açúcares na corrente sanguínea e ajudando a evitar excessos.

 Além disso, a gordura do leite ainda pode reduzir os riscos de diabetes por melhorar a saúde metabólica. Um trabalho científico realizado pela Tufts University descobriu que pessoas que consomem laticínios integrais têm até 46% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário