sexta-feira, 19 de maio de 2017

Usar sabão e esfregar são alguns dos erros mais comuns na hora de tirar manchas

Truques e soluções caseiras para acabar com manchas em peças de roupas realmente podem ser mais eficientes do que muitos produtos caros à venda no mercado. Mas como as dicas normalmente passam de geração para geração, elas podem esbarrar em ruídos e piorando ainda mais a sujeira.

Erros ao tentar tirar manchas

No momento em que uma peça de roupa é manchada é comum pensar que aplicar sabão diretamente sobre a sujeira pode solucionar o problema, mas a verdade é que o produto de limpeza pode justamente fazer com que a mancha se torne permanente, especialmente no caso de respingos de café, vinho e chá.


O ideal é colocar a mancha sob água fria antes de utilizar o sabão. No caso de manchas de café que já estão secas, uma boa solução é misturar bicarbonato de sódio com um pouco de água e esfregar suavemente sobre a peça.

Erro semelhante pode ser cometido com produtos específicos para remoção de manchas. Não exagere na quantidade e apenas aplique a solução aos poucos até que a sujeira desapareça ou diminua de tamanho, principalmente em móveis ou tapetes, que demoram mais para secar.

O uso de água quente para retirar sujeiras também deve ser evitado. No caso de manchas de sangue ou vômito, por exemplo, a alta temperatura pode piorar ainda mais a situação. A água fria ainda é a melhor saída para realizar a limpeza.

Esfregar a mancha com força é um hábito comum na tentativa de eliminar a sujeira, mas ao contrário do que se possa imaginar, a atitude não somente piora o problema como também aumenta o risco de danificar a peça. O recomendável é sempre procurar remover a mancha com movimentos suaves e delicados.

Fonte: VIX-  Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário