terça-feira, 13 de junho de 2017

Será que o mel pode ajudar a prevenir infartos?

Um açúcar natural encontrado no mel pode prevenir ataques cardíacos, sugeriu uma nova pesquisa publicada na revista Nature

 Conhecido como trealose, o adoçante ativa uma proteína que faz com que as células do sistema imunológico removam a placa de gordura das artérias. Em experimentos realizados em ratos, os pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, descobriram que o açúcar do mel foi capaz de reduzir em 30% o tamanho das placas de gordura nos camundongos


Essa placa que cresce dentro das artérias é parte de uma condição conhecida como aterosclerose. Ela faz com que as artérias se endureçam e tornem-se menos elásticas, consequentemente colocando as vítimas em risco de hipertensão, doenças cardíacas ou infartos. A trealose que foi encontrada no mel também está presente em outros alimentos, como lagostas, camarões e alguns cogumelos. Ela é considerada como ativadora de uma proteína chamada TFEB, que faz com que os macrófagos (células imunes) removam a placa de gordura.

Para o estudo, os pesquisadores consideraram ratos com riscos de aterosclerose. Os animais que haviam sido injetados com trealose apresentaram uma placa de gordura nas artérias medindo apenas 0,25 mm de diâmetro. Enquanto isso, os que não haviam recebido o açúcar, apresentaram uma placa de 0,35 mm. Verificou-se ainda que o tamanho da placa não foi reduzido nos camundongos que receberam a trealose por via oral ou naqueles que haviam recebido um tipo diferente de açúcar.

“Na aterosclerose, os macrófagos tentam corrigir danos à artéria, limpando a área, mas ficam sobrecarregados com a natureza inflamatória das placas”, explicou Dr. Babak Razani, principal autor do estudo. “O processo de limpeza é difícil”. “A trealose não está apenas aumentando o processo de limpeza que já existe no corpo. Ela também faz novas células realizarem isso”, concluiu.


[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]  - Via Jornal Ciência
de Merelyn Cerqueira

Postado por Jacinta Gama 🌷

Nenhum comentário:

Postar um comentário