segunda-feira, 10 de julho de 2017

5 cuidados diários para prevenir dores nas articulações

O bom funcionamento das articulações é essencial para nossa rotina diária, já que delas dependem muitas funções básicas do nosso corpo, como andar, mexer e dobrar os braços, subir escadas e dirigir. Porém, a maioria das pessoas só se lembra delas quando começa a sentir as dores nas articulações e seus desconfortos, geralmente causados por traumas como má postura, exercícios feitos de maneira incorreta, excesso de peso ou outros fatores que causam um desgaste das articulações.

Artrite, artrose e reumatismo: doenças que causam dores nas articulações

“Artrite e artrose fazem parte do quadro de reumatismo que engloba inúmeros tipos diferentes de doença. Tudo o que acomete as juntas chama-se artrite. Existem artrites traumáticas provocadas por acidentes ou torções, metabólicas como as da gota, por exemplo, mais frequentes no sexo masculino do que no feminino, artrites infecciosas causadas por bactérias, etc.”
— Dr. Isidio Calich


De acordo com o Ministério da Saúde, já são quase 15 milhões de pessoas sofrendo com dores nas articulações apenas no Brasil. Para prevenir danos que podem causar dores crônicas e muito desconforto, algumas medidas simples ao longo da vida podem ser eficientes e práticas. Veja abaixo algumas delas.

Mantenha o peso sob controle

O excesso de peso prejudica todo o organismo, mas seu impacto sobre as articulações pode aumentar a pressão e causar lesões e traumas irreversíveis. Manter-se dentro do peso adequado evita a sobrecarga nas articulações e previne dores, especialmente em idade mais avançada.

Movimente o corpo

O uso frequente das articulações aumenta sua lubrificação, prevenindo problemas e dores. A melhor maneira de fazer isso é com uma rotina de exercícios físicos regulares, desde uma simples caminhada até esportes como futebol, vôlei, hidroginástica ou natação.


Passar muito tempo na mesma posição, tanto sentado quanto em pé, também pode afetar as articulações — por isso é recomendado movimentar o corpo durante o dia sempre que possível. Se você trabalha sentado, faça pequenas pausas para caminhar e alongar os músculos.


“A ingestão diária de um número maior de calorias do que as exigidas para a manutenção do peso saudável de um corpo sedentário criou as condições para a explosão da epidemia de obesidade que assola o mundo. No Brasil, 52% da população adulta está acima do peso.”
— Dr. Drauzio Varella

Tenha uma alimentação saudável

Uma boa maneira de fortalecer as articulações e os ossos é manter uma alimentação variada e saudável, rica em alimentos fontes de cálcio e vitamina D.


Incluir no cardápio diário o leite e seus derivados, além de vegetais como couve, espinafre e brócolis mantém a densidade dos ossos elevada, previne doenças como artrose e contribui para a saúde das articulações.


Os suplementos alimentares também podem ser bons aliados, em especial o ômega 3, por que ele é um ácido graxo poli-insaturado que:
  • tem ação anti-inflamatória;
  • pode contribuir tanto na prevenção como no tratamento das dores e desconfortos;
  • protege o coração;
  • regula a pressão arterial;
  • melhora o desempenho cognitivo.

Faça alongamentos e massagens

Alongar-se diariamente, e não apenas antes ou depois das atividades físicas, pode fazer a diferença na saúde das articulações, pois ajuda a manter o corpo flexível e evita impactos que podem causar danos e lesões.


Da mesma forma, as massagens relaxam a musculatura e liberam a tensão que pode sobrecarregar as articulações — e isso vale tanto para auto-massagens quanto aquelas feitas por profissionais.

Mantenha uma postura adequada

Outro fator que contribui muito para as dores e lesões nas articulações é a postura inadequada e incorreta, seja na prática de exercícios físicos ou durante atividades de rotina, como falar ao telefone, sentar ou levantar objetos.


Sentar-se com as costas alinhadas e apoiadas no encosto e manter os pés apoiados no chão, por exemplo, evita impactos e sobrecarga.


Essas práticas simples ao longo da vida garantem a saúde dos músculos e articulações até a terceira idade, prevenindo diversas doenças e evitando dores e desconfortos.

Fonte: Saudável e Feliz

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