sexta-feira, 7 de julho de 2017

5 doenças que podem se manifestar através de gosto amargo na boca

Dean Drobot/shutterstock
Experimentar um constante gosto amargo na boca, ao contrário do que muita gente imagina, pode indicar um problema bem mais complexo do que uma condição relacionada aos dentes, gengiva e hálito. Conheça algumas doenças comuns que podem se manifestar através do sintoma:

Gosto amargo na boca é sintoma do que?

1. Um gosto amargo na boca pode ser sinal de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando o conteúdo que está presente no estômago sobe até o esôfago, após o início da digestão. No processo, o ácido da região é transportado para boca, causando o gosto amargo.

 2. O mau funcionamento dos rins pode acumular no corpo ureia e creatina, o que pode provocar gosto amargo na boca e também sonolência. Um tratamento médico para normalizar o problema ou realização de hemodiálise costumam solucionar a condição.


3. O sintoma ainda pode surgir quando existe algum problema no fígado, como hepatite e cirrose, por exemplo. Quantidade elevada de amônia que não é eliminada através da urina gera a mudança no gosto na boca.


4. Sinusite, rinite, resfriado, amigdalite e outras infecções respiratórias também costumam provocar gosto amargo na boca. O sintoma surge por causa das bactérias relacionadas aos problemas respiratórios.


 5. Mais comuns entre recém-nascidos, a icterícia é geralmente conhecida e identificada pela coloração amarelada na pele e nos olhos, mas que também provoca gosto amargo na boca. A doença ocorre quando a bilirrubina não é adequadamente metabolizada pelo fígado.

Fonte: VIX- Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário