sexta-feira, 14 de julho de 2017

O que significa o sangue de cor mais marrom na menstruação: médico explica

Lightspring/Shutterstock

Também conhecido como menstruação borra de café, o sangramento de coloração marrom no ciclo levanta dúvidas entre as mulheres, mas normalmente não deve ser considerado fator preocupante, segundo o ginecologista e obstetra Dr. Rafael Botelho, do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

Menstruação marrom: é perigoso?

De acordo com o médico, a menstruação de cor mais escura não é necessariamente uma menstruação, já que o sangramento geralmente é de pouca intensidade. O que faz mudar a cor do sangue menstrual é o tempo que ele permanece no interior da vagina, uma vez que o contato prolongado do sangue com o canal vaginal leva a uma degradação natural que, consequentemente, altera sua coloração.

A menstruação borra de café costuma aparecer entre mulheres que usam pílulas anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal, já que elas podem provocar o chamado escape, ou seja, um sangramento que acontece antes do fim da cartela do remédio e pode deixar o sangue escuro.


O especialista afirma que, nestes casos, a alteração da cor da menstruação não oferece risco à mulher e pode ser corrigida com a alteração do medicamento por um de dosagem maior e capaz de evitar os escapes.


Apesar de raramente indicar uma condição grave, o sangramento marrom merece atenção, pois também pode ser sintoma de endometriose, doença que provoca mudanças no ciclo. Lesão ou miomas no colo do útero são outras condições que podem gerar a alteração de cor.
Se o episódio começou a aparecer com frequência fora do período menstrual, consulte um médico.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário