sexta-feira, 14 de julho de 2017

Vontade de vomitar ao ver cenas nojentas está diretamente relacionada à sua memória

Repulsa, náusea, embrulho no estômago... Sensações prévias ao ato de vomitar podem ter origem em variados estímulos como, por exemplo, o visual.


Por isso, é comum sentirmos vontade de vomitar quando vemos cenas nojentas, sentimos cheiros estranhos ou até mesmo quando presenciamos outras pessoas passando mal.

Por que temos vontade de vomitar ao ver algo nojento?

A vontade de vomitar diante de situações desagradáveis ocorre porque receptores sensoriais das situações nojentas enviam sinais de comando de contração do estômago ao centro nervoso, local onde está localizada a medula, a grande responsável pelo vômito.

Como a região é repleta de receptores e funciona como uma zona de gatilho, o fenômeno ativa uma sequência de eventos caracterizados por inspiração profunda e contrações abdominais que desencadeiam a reação que leva ao vômito.

A condição, então, aumenta a pressão na região, comprime o estômago e favorece a saída do conteúdo para o exterior através da boca - ou seja, além de sentir vontade de de vomitar, em decorrência de toda essa alteração, isso se torna mais fácil.

 Além da explicação neurológica, a memória também interfere no processo. Ao visualizar cenas que nos causam repulsa, o próprio organismo reage como se estivesse diante de algo tóxico, buscando assim nas lembranças um instinto de preservação que leva ao estímulo do vômito.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário