sábado, 16 de setembro de 2017

O que é o procedimento no coração que afastou Louro José da TV e por que é feito?

Estevam Avellar/Globo e tom_veiga/Instagram
O intérprete do Louro José se afastou do programa "Mais Você" para se submeter a um cateterismo, exame que avalia a saúde do coração. 


A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Rede Globo, a qual também informou que Tom Veiga, o rosto por trás do boneco mais famoso do Brasil, não tem previsão de retorno à emissora.


Para que serve cateterismo

O cateterismo é um exame diagnóstico cuja principal função é investigar a presença de artérias obstruídas e doenças nas válvulas e nos músculos do coração.

Como é feito?

ShutterOK/Shutterstock
O paciente recebe anestesia local e, na maioria dos casos, permanece acordado e consciente durante todo o processo, que dura aproximadamente 40 minutos.

Então, é realizada uma pequena incisão ou punção em um artéria ou veia da perna ou do braço, em que é introduzido um pequeno tubo, chamado "cateter", que é guiado até o coração. 


"É pelo cateter que é inserido um contraste de iodo que visa facilitar a visualização do coração no exame de raio-X e identificar as alterações cardíacas", explica o cardiologista Alessandro Machado, do Hospital Santa Catarina (SP).

O procedimento conta com o apoio de médicos e enfermeiros, além de equipamentos que ajudam na avaliação do estado de saúde do paciente, como câmeras que registram as imagens analisadas.

Pode ser feito em conjunto com outros procedimentos

O cateterismo também pode ter função terapêutica, já que em alguns casos é realizado em conjunto com procedimentos como a angioplastia, uma intervenção cirúrgica que corrige vasos sanguíneos anormais, como os entupidos.

Quem deve fazer?

 

"É indicado para pacientes que infartaram ou que apresentem sinais de doença cardíaca, como dor no peito e cansaço", esclarece o especialista.

Tem risco?

Por se tratar de um exame invasivo, o cateterismo engloba riscos que afetam menos de 1% dos pacientes que o realizam.

As complicações incluem sangramentos no local da punção até infarto e arritmia.
Apesar dos riscos, a equipe multidisciplinar que realiza o procedimento está pronta para agir no caso de agravamentos.

Por que o afastamento é necessário?

Como se trata de um exame que tem alguns riscos, como o sangramento da punção, é necessário repouso de 48 horas no próprio lar do paciente, o que explica o afastamento do Louro José.

No entanto, se o cateterismo for feito em conjunto com um procedimento corretivo, o tempo de repouso sobe para 7 a 10 dias.

Fonte: VIX - Escrito por Ligia Lotério

Nenhum comentário:

Postar um comentário