sábado, 21 de outubro de 2017

O que é a doença grave de Mister M e por que ele precisa de tanto dinheiro para tratar?

Reprodução/Youtube/Operação Pipa o Ano Todo
                                 

O rosto por trás do emblemático mágico Mister M, famoso nos anos 90 por revelar os truques por trás dos atos impressionantes, revelou que passa por um grave problema de saúde.


Em um vídeo exibido no programa Balanço Geral (Record TV), Val Valentino explicou que enfrenta uma doença na próstata e pede ajuda para arrecadar R$ 45 mil para parte de seu tratamento.

Mister M tem câncer terminal

Reprodução/Record TV
                                            
 Aos 61 anos, o norte-americano Val Valentino conta que sofreu diversos problemas de saúde nos últimos cinco anos, os quais o obrigaram a se afastar do mundo do entretenimento. No vídeo, o mágico explica que somente após três anos de sofrimento, foi diagnosticado com "algo muito ruim na próstata".

O VIX conversou com o amigo de Val, o jornalista brasileiro Fernando Mauro Trezza, que é responsável pela vaquinha online feita para ajudar o mágico. Trezza confirmou que o artista sofre de um câncer de próstata em estágio avançado. 

Após o diagnóstico, o médico de Val chegou a dizer que ele teria apenas mais um ano de vida. "A única coisa que o médico poderia fazer era cirurgia, quimioterapia, radioterapia... e eu não queria fazer isso", contou à Record.
O mágico não tomou a medicação por conta dos efeitos colaterais e felizmente continuou vivo após um ano, mesmo sem tratamento adequado.


Sem dinheiro para tratamento

 Val deixou de trabalhar devido aos problemas que enfrenta desde antes do diagnóstico. "Estamos falando de 5 anos sem condições de trabalhar. Eu nem conseguia entrar no avião, porque a próstata inchava e eu tinha outros problemas. Eu não tinha energia e não conseguia me apresentar", relata o "mágico dos mágicos".

Com isso, suas economias foram sendo gastas no sustento de sua casa e família, conforme conta o amigo brasileiro, Fernando Trezza. "Ele gastou todos os recursos nesses cinco anos, então eu me dispus a fazer uma vaquinha virtual para ajudá-lo a se tratar", explica.

R$ 45 mil para pré-cirúrgico

A campanha pede 45 mil reais, que serão destinados ao tratamento pré-cirúrgico, o qual inclui a realização de exames e terapias que preparam para o procedimento de retirada do câncer.

"Este é o momento mais crítico do processo, porque é importante que ele seja preparado para as cirurgias em tempo hábil", escreveu o amigo Fernando no site da vaquinha para Mister M, em que também há uma carta de Val autorizando a campanha.

Câncer de próstata

dante1969/shutterstock
Michele Samora, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, esclarece que o câncer de próstata é um tumor maligno que surge pela reprodução ou modificação das células dessa glândula. Em casos graves, as unidades cancerígenas podem se espalhar para outros órgãos e causar metástase.

A doença pode acometer qualquer um, mas é mais comum em homens acima dos 50 anos, negros ou com histórico familiar de câncer.

Na fase inicial, o tumor é assintomático, mas conforme progride pode haver problemas urinários, dor e dificuldade de ereção.

Por que tratamento é tão caro?

Tratamentos particulares são caros, especialmente quando se trata de câncer. A cada dia, são aprovadas novas drogas e terapias eficazes no combate ao tumor, mas junto com elas ocorre o aumento da precificação. 

Isso explica porque Mister M pede a alta quantia de dinheiro. Morador dos Los Angeles, nos Estados Unidos, ele não tem a opção de realizar um tratamento pela rede pública, visto que ela é inexistente no país.

Outro ponto importante é que mesmo os países que têm rede pública podem não comportar bem um paciente com câncer avançado, visto que a possível demora no atendimento pode favorecer o avanço do acometimento.

Atualmente, segundo Fernando Trezza, estuda-se a possibilidade de tratar Val no Brasil, o que poderia reduzir os custos e ainda proporcionar o apoio dos fãs brasileiros.

"Eu me sinto tão abençoado. Amo todos vocês, o Brasil sempre foi uma segunda casa para mim. Ou melhor, é minha segunda casa. Seria um lugar onde eu viveria se não morasse nos EUA", finaliza Mister M em vídeo.

Fonte: VIX-  Escrito por Ligia Lotério

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário