sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Soluçar demais pode ser sinal de que há algo errado com seu sistema neurológico

sankalpmaya / Istock
Aparentemente inofensivas e geralmente passageiras, crises de soluços são causadas pela contratura ou espasmo do diafragma, que faz com que o ar vá para o estômago em vez dos pulmões e, ao ser expulso pelo órgão, produz o barulho característico.

O que nem todo mundo sabe é que soluçar demais não apenas gera incômodos e constrangimentos, mas também pode indicar problemas de saúde ou até mesmo ser um sinal de que há algo errado com sistema neurológico.

Quando o soluço indica problemas de saúde?

Apesar de raro, crises de soluços podem sinalizar doenças neurológicas que afetam o sistema nervoso central, já que possuem impacto no bulbo, parte do cérebro que estimula o diafragma e pode, portanto, resultar nos espasmos involuntários. Tumores e até mesmo Acidente Vascular Cerebral (AVC) estão entre algumas das condições mais graves.

Na maioria das vezes, no entanto, o soluço frequente está relacionado a um quadro de refluxo ou doenças nos rins e nos fígados. De qualquer forma, quando uma crise dura mais de dez minutos e aparece constantemente, um médico deve ser consultado.

Fonte: VIX - Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário