sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Doença que afeta Simaria é mais comum em crianças e jovens e pode irritar cordas vocais

Simaria/Instagram
A cantora Simaria teve um problema de saúde que a fez cancelar seis shows com sua parceira, Simone. Segundo a assessoria de imprensa da dupla, a sertaneja enfrenta uma infecção aguda das vias aéreas superiores, cujo tratamento exige repouso. Entenda:

Simaria teve infecção aguda de vias aéreas superiores

Raphael Castello/AgNews
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Fernando Lundgren, a infecção pode atingir pessoas de quaisquer idades, mas costuma ser mais comum em crianças e jovens adultos.


Ela acomete o conjunto das vias aéreas superiores, que inclui nariz, faringe, laringe e seios paranasais - cavidades do rosto que têm contato com o ar respirado. 

Puwadol Jaturawutthichai/Shutterstock

O médico explica que o problema de saúde de Simaria provavelmente foi causado pela agenda corrida de shows e eventos, a qual aumenta a exposição a situações prejudiciais ao sistema respiratório.

"Mudanças bruscas de temperatura ou umidade do ar, aglomeração de pessoas e inalação de fumaça e poluição ocasionam alterações nas vias aéreas que fragilizam o sistema de defesa e propiciam ataques alérgicos, virais ou bacterianos", ressalta.

O problema pode originar dois quadros inflamatórios: a rinossinusite, que acomete o nariz e os seios da face, e/ou a rinolaringite, que é a inflamação das mucosas do nariz e da laringe.

Sintomas

O problema se manifesta por sinais inespecíficos como:
  • Tosse
  • Mal-estar
  • Desconforto respiratório
  • Dificuldade em respirar pelo nariz
  • Dor de garanta
  • Coriza
  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Dor no corpo

Complicações

Caso não seja tratada, a infecção aguda das vias aéreas superiores pode evoluir para sinusite, laringite aguda ou irritação das cordas vocais.

Tratamento e prevenção

O tratamento inclui repouso, anti-inflamatórios e medicamentos que limpam a cavidade nasal. Antibióticos são necessários caso haja sinal de infecção bacteriana, como febre.

Já a prevenção consiste em evitar mudanças bruscas de temperatura, aglomerações, pó, fumaça e poluição. 

Fonte: VIX-Escrito por Ligia Lotério

Nenhum comentário:

Postar um comentário