quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Gringos descobriram a jaca e estão considerando-a um milagre

Brent Hofacker/Shutterstock
Original da Índia, a jaca é cultivada no Brasil em toda região Amazônica e em toda a costa tropical do país, do Pará ao Rio de Janeiro. Apesar de não fazer parte do cardápio diário da maioria das pessoas, a fruta não chega a ser uma desconhecida e nem é considerada um alimento exótico.

Os gringos, porém, aparentemente só agora descobriram a jaca - e ficaram impressionados com suas características e, claro, com seus benefícios. É o que indica uma reportagem do site Business Insider que, inclusive, afirma que a fruta tem sido considerada um verdadeiro milagre.

Comunidades veganas ajudam a popularizar a jaca

Azami Adiputera/Shutterstock

A jaca é a maior fruta que nasce em árvore no mundo – pode chegar a pesar até 45kg - e contém centenas de sementes ricas em proteínas, potássio, cálcio e ferro, nutrientes e minerais essenciais para o crescimento corporal.

Em entrevista à publicação, Nyree Zerega, bióloga de plantas do Chicago Botanic Garden, diz que uma única jaca fruta poderia alimentar toda uma família em uma refeição inteira, graças ao seu tamanho e versatilidade no preparo e consumo.

A reportagem ainda explica que, apesar de ser desconhecida nos Estados Unidos, a jaca tem começado a se popularizar entre comunidades veganas e vegetarianas por causa do sabor semelhante ao de carne desfiada que a fruta possui quando ainda não está madura e passa por cozimento.

Propriedades da jaca

Swannet/Shutterstock
A jaca pode ser consumida in natura, cozida e ainda render doces e geleias. As sementes, quando cozidas sem pele, se transformam em petiscos e seu bagaço pode ser utilizado na preparação de sucos e sobremesas.

Rica em vitaminas e minerais, a jaca tem baixa porção de gorduras e é composta 80% por água. Com bulbos macios, a fruta é de fácil digestão e possui açúcares simples, como sacarose e frutose, que são nutrientes que atuam como energéticos naturais.

A jaca ainda é boa fonte de fibras, que garantem saciedade e bom funcionamento do intestino, tem propriedades antioxidantes, que barram o envelhecimento e combatem doenças e, por conter altas taxas de vitamina C, ainda aumenta a resistência do organismo contra infecções.

Fonte: VIX-  Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário