quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Mistura caseira retira 96% dos agrotóxicos da maçã, descobre estudo: como fazer

Dragonvanish / iStock

Nem sempre é fácil ou acessível comprar alimentos orgânicos, livre de agrotóxicos, mas como o consumo de frutas e verduras é essencial para a saúde, conhecer maneiras de minimizar a ingestão de produtos químicos é importante e, de acordo com um recente estudo, pode ser mais simples do que se imagina.

Como retirar agrotóxicos da maçã com solução caseira

Um trabalho científico realizado pela Universidade de Massachusetts, EUA, descobriu que uma mistura caseira com bicarbonato de sódio, verdadeiro coringa de todo lar, é capaz de retirar até 96% dos agrotóxicos presentes em uma maçã.

Uma forma de diminuir a quantidade de agrotóxicos é descascar a fruta, mas isso faria com que o alimento perdesse diversas propriedades, principalmente as fibras, que estão presentes na casca.

Após realizar experimentos com água misturada com bicarbonato de sódio, higienização com água corrente e imersão em hipoclorito de sódio, os pesquisadores analisaram que o bicarbonato foi a substancia que melhor removeu tiabendazol e phosmet, os pesticidas utilizados nos testes com a maçã.

Após um período de 15 minutos em que as maçãs ficaram imersas na mistura, 80% do tiabendazol e 96% do phosmet foram eliminados. A diferença entre os dois inseticidas é a capacidade de penetração no alimento.

O método menos eficiente, de acordo com o estudo, é o que a maioria das pessoas adota, ou seja, lavar a maça com água da torneira. Mas na ausência do bicarbonato, a higienização em água corrente também ajuda a remover parte dos agrotóxicos da fruta.

Fonte: VIX- Escrito por Paulo Nobuo


Nenhum comentário:

Postar um comentário