segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Poluição está ligada a risco de infarto, mas ter um certo tipo sanguíneo pode te proteger

Liya Graphics/shutterstock
Não somente o lugar onde você vive, mas também seu tipo sanguíneo pode ser fator determinante de como a poluição altera o seu coração. É o que aponta um estudo realizado pelo Intermountain Medical Center Heart Institute, nos Estados Unidos.

Tipo sanguíneo tem relação com problemas no coração

De acordo com os pesquisadores, um gene que só pode ser encontrado nos tipos de sangue A, B e AB foi associado a um risco elevado de ataque cardíaco durante períodos de poluição atmosférica significativa, enquanto que as pessoas com sangue tipo O apresentam menor risco.

Os cientistas analisaram dados de pacientes entre 1993 e 2007 e identificaram que um grupo de pessoas sofreu um episódio de síndrome coronariana aguda correspondente a uma exposição de curto prazo a altos níveis de poluição.

Ao cruzarem os dados, eles descobriram que os portadores de sangue A, B e AB tinham risco maior de problemas cardíacos durante altas concentrações de poluição em comparação com quem tinha sangue O.

Não é a primeira vez que os tipos de sangue foram associados a problemas cardíacos. Um outro trabalho científico feito com 1,3 milhão de pessoas também descobriu que aquelas que eram portadoras do tipo de sangue O apresentaram menores riscos de eventos cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC).

Fonte: VIX-  Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário