quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

5 coisas que você deve parar de fazer na TPM e na menstruação, segundo especialista

Manuel-F-O/iStock
Durante a fase pré-menstrual e a menstruação, muitas mulheres sentem alguns efeitos colaterais que são normais desse período. Mas o que muitas não sabem é que alguns hábitos do dia a dia podem melhorar ou piorá-los.

“Muitas vezes, cólicas, inchaço e mudanças no humor podem ser atenuadas ou até mesmo cessadas com algumas mudanças na rotina”, afirma a ginecologista Patricia de Rossi, de São Paulo.

Cuidados na TPM e menstruação: hábitos para cortar

1. Exagerar no sal
 Exagerar no consumo de sal pode ser o principal vilão do inchaço tanto dentro quanto fora do período menstrual. Na fase pós-ovulação, é muito comum mulheres sentirem os seios sensíveis, notar mais retenção líquida pelo corpo e até mesmo prisão de ventre.

“Portanto, unir esses sintomas naturais da menstruação com excesso de sal e sódio só fará com que o corpo retenha mais líquido ainda e deixe as coisas mais desconfortável”, explica Patricia.

2. Tomar café

 Tente substituir o café durante o período pré-menstrual, pois, apesar de dar aquele gás, a bebida pode piorar a irritabilidade e outras mudanças de humor da TPM. “Pode até mesmo causar o efeito contrário, deixando você mais cansada e ansiosa, o que nunca é bom”.

A profissional indica boas substituições para fazer por alguns dias. “Tente bebidas sem cafeína, como chás herbais de camomila, cidreira ou melissa, e sucos de frutas. Essas bebidas podem controlar o nível de ansiedade do organismo”, recomenda Patricia.

3. Ficar parada

Nesta fase, muitas mulheres querem mesmo se enfiar debaixo das cobertas, mas a médica explica que exercícios leves podem ajudar no bem-estar e melhorar sintomas como a cólica.

“A liberação de endorfina depois da atividade física atenua a mudança de humor e reduz o inchaço, além de melhorar as cólicas em algumas mulheres”, garante. Vale lembrar que é sempre bom ter bom senso e respeitar os limites do próprio corpo.

4. Fazer sexo desprotegido


Ter relações sexuais durante a menstruação não é proibido, mas é imprescindível o uso de preservativo, masculino ou feminino.

“É uma fase em que o risco de se contaminar com doenças sexualmente transmissíveis é aumentado por causa da presença de sangue”, garante a ginecologista.

E não acredite que não há chance de gravidez. É mínima, mas totalmente possível - além de haver também risco de doenças sexualmente transmissíveis.

5. Ficar muito tempo com o mesmo absorvente

Não trocar o absorvente externo e interno várias vezes por dia pode causar diversos problemas, como desconforto e irritação na região íntima.

Procure usar um tamanho compatível com a quantidade do fluxo e não deixe o absorvente normal durante todo o dia para “economizar”. Os absorventes internos apresentam ainda o risco da Síndrome do Choque Tóxico, uma infecção grave causada por bactérias e facilitada por uso do tampão por muitas horas que pode até ser fatal. E, claro, faça as trocas com as mãos limpas.

Fonte: VIX- Escrito po rMariana Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário