terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Por que nosso olho treme? Estresse não é a única causa

Branimir76/istock
O tremor involuntário das pálpebras é algo bastante comum e que, muitas vezes, apesar de não doer, causa grande desconforto e irritação. A condição normalmente é relacionada ao estresse, especificamente pela liberação excessiva de certos hormônios, mas também pode ter outras causas.

Espasmos na pálpebra: causas

1. Cansaço excessivo provocado por poucas horas de sono compromete o relaxamento das pálpebras, causando assim seu enfraquecimento e, consequentemente, o tremor a região.


2. O tremor nos olhos também pode ser sinal de falta vitaminas e/ou minerais, que podem provocar os enrijecimento dos músculos, incluindo os da pálpebra.


3. A desidratação é outro motivo pelo qual as pálpebras tremem. Isso porque a falta de água no organismo também enfraquece os músculos.

4. Olhos ressecados podem provocar os espasmos involuntários das pálpebras, uma vez que elas estão tendo trabalho extra para tentar hidratar a região. A condição costuma aparecer quando a pessoa fica muito tempo diante do computador, usa lentes de contato ou mesmo está tomando medicamentos anti-histamínicos.

5. Beber café em excesso também pode provocar tremor nas pálpebras, já que a bebida, além de causar desidratação, ainda é estimulante.


Tremor no olho é sinal de doença?

Na imensa maioria dos casos, o tremor nas pálpebras não indica problema grave de saúde e costuma desaparecer em poucos dias ou mesmo horas. Mas, um oftalmologista deve ser consultado caso a condição venha acompanhada de sintomas como vermelhidão do olho ou inchaço da pálpebra.

Além disso, se o tremor afeta outras partes do corpo ou permanece por mais de uma semana, vale ficar atento, já que a condição pode sinalizar um quadro de infecção ou problemas nos nervos.

Fonte: VIX- Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário