segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Uma única taça de vinho branco engorda tanto quanto um prato raso de macarrão

prinsfotografen / iStock
Bebidas alcoólicas podem ser tão prejudiciais à dieta quanto comidas "engordativas" - ou até mais, visto que muita gente as consome sem ter ideia da quantidade de calorias que está ingerindo de uma só vez.

A seguir, veja quantas calorias tem no gim, vinho, champanhe e outras bebidas alcoólicas.

Calorias das bebidas alcoólicas

Em entrevista ao VIX, a nutricionista Juliana Dragone afirma que o álcool pode contribuir, e muito, para o ganho de peso se não houver o mínimo de atenção.

As calorias do álcool são vazias, isto é, não têm vitaminas ou minerais. "O álcool tem quase o dobro de calorias de proteínas e carboidratos. Cada grama de álcool tem sete calorias, enquanto proteínas e carboidratos têm 4 kcal/g", afirma a nutricionista.

Ela explica que a cerveja, por exemplo, é rica em carboidrato e fornece energia. Uma latinha de 350 ml equivale ao consumo de 25 g de bacon.

A nutricionista Julianna Martins, da clínica Estima Nutrição, ainda lista as calorias de outros tipos de bebidas e mostra a quais comidas elas equivalem:

  • Champanhe: 100 ml têm 110 kcal, o mesmo que uma porção de 50 gramas de batata frita ou uma bola de sorvete de baunilha.
  • Vinho branco: em 100 ml há 142 kcal, o equivalente a um pão francês ou um prato raso de macarrão alho e óleo (90 g em média).
  • Whisky: 100 ml equivalem a 240 kcal, nada menos que um hambúrguer bovino de 100 g ou 1 fatia de pizza de muçarela..
  • Gim tônica: em apenas 30 ml há 79 kcal, o que equivale a uma unidade de llinguiça de frango.
  • Licor: 20 ml têm 69 kcal, semelhante a um pão de queijo de 20 g.

Como beber sem engordar tanto

A dica é se hidratar antes de começar a beber, já que muitas pessoas acabam tomando muitas latas de cerveja, por exemplo, por sede, quando poderiam beber água antes e evitar os excessos.

Além disso, procurar se alimentar de forma equilibrada antes de começar a beber é importante, primeiro para não irritar o estômago, e segundo para evitar uma ressaca no dia seguinte.

Fonte: VIX-  Escrito por Mariana Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário