sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Por que sonhamos a mesma coisa várias vezes (durante anos até)?

agsandrew / Shutterstock
Os sonhos ainda são grandes fontes de mistérios tanto para a ciência quanto para a psicologia. Isso sem levar em conta crenças que depositam nos sonhos valores místicos e premonitórios.


Os temas e composições dos sonhos podem variar muito de pessoa para pessoa, mas uma coisa costuma ocorrer com certa frequência para a maioria em alguns períodos da vida: o sonho repetido.

O que significam os sonhos repetidos?

 Nossos sonhos não dramatizam apenas nossos desejos, mas também nossos medos e preocupações. No caso dos sonhos repetidos, o “segredo” está em decifrar a mensagem que ele está tentando transmitir. A recorrência, por exemplo, pode estar relacionada a algum problema que ainda não é bem trabalhado ou não foi resolvido pela pessoa.

 Alguns estudiosos apontam que sonhamos a mesma coisa várias vezes, durante dias meses ou mesmo anos, quando não fomos capazes de superar determinados traumas ou inseguranças que, muitas vezes, sequer são racionalmente identificados.

 

A repetição de um mesmo sonho seria, portanto, uma espécie de aviso de que alguns assuntos estão pendentes na sua vida e precisam ser analisados.
A terapia com um psicólogo é uma das melhores ferramentas para a descoberta de medos, aflições, traumas e preocupações que acabam ficando escondidos no subconsciente.

Outra hipótese levantada por cientistas é de que sonhos repetidos podem ser resultados de fatores mais práticos e objetivos, como uma condição física.

Ter sonhos recorrentes de que está sendo sufocado ou se afogando pode, por exemplo, ser sinal de um quadro de apneia do sono, distúrbio que faz com que a pessoa pare involuntariamente de respirar por alguns segundos enquanto dorme.

Fonte: VIX-  Escrito por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário