terça-feira, 3 de setembro de 2019

Sentir a mão formigar com frequência pode ser sinal de 7 doenças

                                                 CHAjAMP/Shutterstock
Nosso corpo é sábio e, por isso, devemos sempre ficar atentos a seus sinais que, muitas vezes, indicam que algo não vai bem com nossa saúde.

Um desses sinais é o formigamento das mãos. Se você notou uma sensação frequente e estranha de formigamento e dormência em suas mãos, pode ser devido a um dos motivos listados a seguir:

Síndrome de Saída do Tórax

A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos explica que essa síndrome ocorre quando os nervos ou vasos sanguíneos sob o pescoço estão comprimidos ou sob muita pressão. Isso causa dor nos ombros, braços e pescoço, bem como queimação, formigamento e dormência ao longo do braço, mão e dedos.


É comum em mulheres e pode ocorrer entre 20 e 50 anos. Um médico e um fisioterapeuta são os mais aconselhados para aliviar o problema, que pode ser tratado através de medicação, terapia e relaxamento.

Doença de Raynaud

Segundo a Mayo Clinic , essa doença surge quando as pequenas artérias que irrigam a pele se estreitam e limitam a circulação do sangue em determinadas áreas, principalmente nos dedos e nas mãos. É mais comum em mulheres jovens, mas homens, crianças e adultos mais velhos também podem sofrer.


Os sintomas são resfriamento dos dedos dos pés e das mãos, alterações na cor da pele em resposta ao frio ou estresse e dormência, além de sensação de queimação e formigamento quando a região é aquecida.

Ainda não se sabe o que causa esta doença, mas se estes sintomas ocorrem, é necessário consultar um médico, pois esta condição é frequentemente associada a outras, como lúpus, problemas cardiovasculares, entre outros.

Doença degenerativa do disco cervical

Quando envelhecemos, é comum que haja alterações nos discos vertebrais, estruturas que estão localizados na coluna e cuja função é nos permitir girar e flexionar.

Quando eles se deterioram, a doença degenerativa do disco cervical geralmente aparece. A deterioração pode ser devido a uma perda de fluido nos discos, o que os torna menos flexíveis, explica o NorthShore University Hospital .


A condição é mais comum em pessoas com obesidade, fumantes ou aqueles que constantemente aumentam de peso. Deve ser tratado com um ortopedista, que indicará o tratamento mais adequado.

Lúpus

De acordo com a organização Lupus Research Alliance, o lúpus é uma doença autoimune em que o sistema imunológico, equivocadamente, ataca órgãos e tecidos.

Os sintomas incluem fadiga constante, dor, sensação de dormência nas articulações, bem como febre e erupções cutâneas. O diagnóstico pode ser iniciado por um clínico geral, que pode encaminhar o paciente para outros especialistas.

Neuropatia diabética

É um tipo de dano nervoso que pode ocorrer se você tem diabetes. Um alto nível de glicose no sangue pode afetar principalmente os nervos das pernas e pés, embora também possa aparecer nos braços, segundo informações da Mayo Clinic.

Além da dormência das extremidades, pode haver dor intensa que impede as atividades diárias. Há também ardor, fraqueza muscular, perda de reflexos e equilíbrio, úlceras ou infecções nos pés.


Síndrome do túnel do carpo

O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Acidentes Vasculares Cerebrais esclarece que esta síndrome ocorre quando o nervo mediano é comprimido. Esse nervo vai do antebraço à mão e sua função é controlar as sensações da palma e dos dedos da mão.

Entre os sintomas mais comuns da síndrome do túnel do carpo está a queimação e formigamento frequente na palma da mão e dos dedos. A condição pode ser avaliada por um médico ortopedista e tratada sem a necessidade de cirurgia na maioria dos casos.

Derrame cerebral

O Hospital da Universidade de Illinois explica que um derrame ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido, o que faz com que as células desse órgão comecem a morrer e causem danos a longo prazo.

Entre os sinais estão perda de consciência, fraqueza ou dormência do rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo. Há também dificuldade em falar, confusão ou dificuldade de compreensão, tontura e problemas de coordenação. Se um ou mais sintomas estiverem presentes, você deve ir imediatamente para o hospital.

Fonte: VIX- Por Paulo Nobuo

Nenhum comentário:

Postar um comentário